
Aloha! A cozinha de fusão do Havai
O Havai acolhe uma mistura colorida de povos e culturas diferentes. Equivalentemente variada é também a cozinha da ilha do Pacífico: esta distingue-se por influências de imigrantes de praticamente todas as partes do mundo e combina receitas de culturas diferentes. Apesar disso: uma característica típica de todos os pratos havaianos está em ingredientes frescos da época.

Poke Bowls havaianas com influência japonesa
O prato de fusão mais conhecido com raízes no Havai é a Poke Bowl, que era tradicionalmente preparada pelos pescadores da ilha. Ainda no navio cortavam o peixe cru, acabado de pescar, em pedaços pequenos agradáveis, o “Poke”. A seguir temperavam-nos e decoravam-nos com frutos secos. Imigrantes de diversos países descobriram mais tarde o prato simples e enriqueceram-no. É por isso que a Poke Bowl representa hoje simbolicamente a cozinha havaiana.
Cozinheiros em todo o mundo, profissionais ou não, colocam peixe cru – ou camarões – em Bowls, sendo salientadas as influências das culturas asiáticas. Muitas vezes é hoje por exemplo usado arroz sushi como base, a fim de ter na taça um acompanhamento saturante. Na decoração também se mostra mais criatividade: além de frutos secos, na Poke Bowl são adicionados tofu e muitos legumes frescos. No Havai até se junta frequentemente fruta doce, porque frutos tropicais como ananás, bananas, goiabas, mangas ou papaia são cultivados em todas as ilhas. Um toque japonês é dado adicionalmente por ingredientes nacionais típicos, tais como rebentos de soja e feijão edamame, que combinam idealmente com peixe cru fresco. Hoje em dia, decoram cada vez mais Poke Bowls modernas.
Molhos de alta qualidade completam o sabor do prato havaiano. Tanto o Molho de soja fermentado naturalmente Kikkoman e as variantes com menos sal e sem glúten como também o novo Molho para Poke Bowls Kikkoman, que foi criado especialmente para tal, são usados aqui.

Poi, Lomi Lomi e Kalua Pig
Adicionalmente às diversas Poke Bowls há outros pratos que estão fortemente relacionados com o Havai, embora não tenham chegado lá pelo mar. Destes faz por exemplo parte o “Poi”, uma papa feita a partir das raízes da planta taro. Esta era antigamente o alimento principal dos indígenas no Havai e continua hoje a fazer parte da ementa dos habitantes da ilha.
Na famosa festa culinária “Lu’au”, Poi é servido tradicionalmente como acompanhamento de “Kalua Pig”, um porco inteiro que é cozinhado durante meio dia num forno subterrâneo sobre pedras de lava e, por isso, fica particularmente tenro. Além disso, não é só na Lu’au que normalmente se serve “Lomi Lomi”, uma salada com salmão, tomates e cebolas da ilha Maui.