BBQ: mais do que grelhar

Para muitos é o puro conceito de prazer: barbecue (abreviado BBQ). O culto da América é, principalmente no verão, uma alternativa bem-vinda à ementa diária. O que muitas pessoas não sabem: o barbecue não é uma forma de grelhar típica, mas sim um método de cozedura especial que dá aos grelhados um toque muito especial. Nós ocupámo-nos mais detalhadamente com a especialidade culinária.

Molhos Teriyaki

Quer se lhe dê o nome barbecue ou grelhado, ambos podem ser requintados com molhos Teriyaki Kikkoman. Teriyaki é um tipo de preparação especial, no qual os ingredientes são marinados antes de grelhar ou glaceados brevemente antes de servir. Os Molhos Teriyaki Kikkoman conferem o aroma agridoce característico. Experimente as nossas variantes diferentes, como por exemplo a variante com alho torrado!

Um evento com longos antecedentes

A origem do conceito “barbecue” não pode ser determinada com segurança. No entanto, é provável que derive da palavra espanhola “barbacoa”, que por sua vez vem da língua de índios da América do Sul, Taino. Isto porque o método de preparação do aquecimento lento da carne no fumo já estava difundido na época da conquista da América pelos espanhóis nas Caraíbas e em toda a costa continental até ao Brasil. BBQ desenvolveu-se a partir de festas de matança como uma espécie de “Get together” da altura. Uma vez que estas eram realizadas ao ar livre e, acima de tudo, com muitas pessoas, não só se tornaram um acontecimento central de festas familiares, como também de encontros de vizinhos e festas religiosas.

Ainda antes de o hambúrguer se conseguir estabelecer no mercado de fast food, os viajantes já frequentavam restaurantes de barbecue. Além do cachorro-quente, o barbecue conseguiu ser a primeira comida take away de sucesso para condutores de automóveis. E apesar de os Estados Unidos se vangloriarem como “mãe do barbecue”: não foram eles que o inventaram.

BBQ versus grelhar

Entretanto “BBQ” é frequentemente usado como sinónimo de “grelhar”. No entanto, os dois tipos de preparação da carne são diferentes. Enquanto ao grelhar a carne é cozinhada diretamente sobre a brasa, no BBQ é cozinhada no fumo aromático. No entanto, barbecue não é adequado para pessoas com falta de paciência. Como uma salsicha demora mais a ficar preparada do que na forma de grelhar convencional, deve-se ter algum tempo disponível. Pela preparação um pouco mais longa tem-se sempre uma recompensa: a diferença sente-se no sabor.

E para os gourmets que gostam de experimentar ainda há o smoker. Numa câmara fechada é acesa madeira. O fumo muito quente passa desta câmara para a câmara de cozinhar. Aqui está colocada a carne, que é cozinhada lentamente. O fumo é por fim libertado para fora por uma chaminé. Os smokers grandes não só têm uma pequena extração de fumo, como também uma torre vertical grande. Nesta é possível manter quente carne ou preparar peixe fumado.

Que mestre de grelhados é que não fica com o coração a bater mais depressa ao pensar nisto?