
Um culto do Japão que está a conquistar a Europa
O que são caixas Bento e como as encher
São extremamente práticas e transformam qualquer hora do almoço num verdadeiro ponto alto: as caixas Bento. Estes objetos de culto do Japão estão a conquistar a Europa e oferecem uma alternativa interessante à lancheira “habitual”. As caixas distinguem-se por um design invulgar e têm compartimentos integrados que permitem que os alimentos diferentes possam ser transportados separados. O que esta lancheira japonesa tem de especial: com ela nasceu uma verdadeira tendência de compor decorativamente uma refeição saudável – uma inspiração genuína e, para nós, um motivo suficiente para apresentar o mundo das caixas Bento.
Caixas Bento: uma história de cultura japonesa
Quando se olha para as caixas Bento com cores variadas e altamente modernas, é difícil imaginar que a sua origem cultural seja assim tão longínqua. Os japoneses já transportam as suas refeições em caixas com paredes divisórias desde o século V. As variantes modernas são feitas de madeira, alumínio ou plástico, têm várias divisórias e algumas até têm vários patamares – conforme a quantidade de porções necessárias. Não se consegue imaginar o dia-a-dia no Japão sem as caixas Bento. Quem come no trabalho ou as crianças na escola – todos as usam. A prática caixa entretanto deu origem a uma verdadeira tendência de alimentação – não só no Japão. Adeptos de Bento em todo o mundo escrevem em numerosos blogues sobre dicas e técnicas para encher criativamente a lancheira de culto. Porque os olhos também comem, são criadas pequenas obras de arte que aumentam a vontade de fazer intervalo para almoçar ou comer um snack.
Uma verdadeira arte: como se prepara as caixas Bento
As caixas Bento não são só bonitas exteriormente. A sua “vida interior” normalmente também é muito atrativa e vive de ideias criativas. Qualquer pessoa pode encher artisticamente a sua caixa Bento, desde que siga estas regras:
- As refeições devem ser fáceis de comer, devem poder ser comidas tanto com pauzinhos como com as mãos. Quanto mais natural a comida for, melhor.
- As porções devem ser pequenas e ter pedaços pequenos, para que se consiga poupar espaço ao encher as caixas.
- As refeições na caixa Bento devem ser o mais coloridas possível, pelo que fruta e legumes são componentes importantes.
- A disposição é realizada conforme a forma e a cor: componentes redondos e angulares, assim como cores complementares (verde e vermelho, azul e cor de laranja, lilás e amarelo) combinam idealmente.
Se estas regras básicas forem observadas, a seguir pode-se dar azo à criatividade: corte estrelas a partir de pepinos ou faça por exemplo cabeças engraçadas de animais de arroz com a ajuda de formas. Formas de papel para muffins, cortadores de biscoitos ou moldes de ovos também são instrumentos úteis para dar uma determinada aparência aos alimentos.