Pequenos pastéis que apresentam um grande sabor

Descubra a diversidade deliciosa das Gyozas japonesas!

São semelhantes a ravioli e tortellinis italianos ou pastéis de massa alemães, mas são tipicamente japoneses: Gyozas. Os pequenos pastéis são recheados deliciosamente com ingredientes frescos, como legumes, carne ou frutos do mar, mas também são preparados em variantes completamente vegetarianas. As Gyozas são servidas muito tradicionalmente com molho de soja, vinagre, óleo de chili ou Ponzu. O que as torna tão especiais não é apenas a massa ou os numerosos recheios diferentes. É principalmente a preparação. Isto porque as tradicionais Gyozas japonesas são assadas, mas também podem ser fritas, cozidas ou cozinhadas a vapor.

Pastéis com recheio delicioso, de preparação mais fácil do que se pensa 

Convenhamos: a preparação das Gyozas não parece ser tão fácil quanto isso. No entanto, é mais fácil do que se pensa e só precisa de um pouco de paciência e sensibilidade. Muito classicamente, as Gyozas japonesas apresentam-se numa camada fina de massa com um recheio de carne picada, cebolinhas, couve, gengibre e alho. Os ingredientes são colocados na massa Gyoza e com as mãos é formado cuidadosamente um pastel. A seguir é só alourar brevemente as Gyozas, cozinhar ocasionalmente a vapor, grelhar ou fritar para um acabamento crocante – e os pastéis deliciosos já estão prontos!

A base de Gyoza: uma massa especial

Sem a massa certa não é possível a preparação de Gyozas. Ao que deve dar atenção ao misturar os ingredientes: amido de trigo, farinha de batata/ milho, açúcar, sal, água quente e óleo é o que lhe mostramos neste vídeo. Mas não se preocupe! Também pode usar a massa Gyoza previamente confecionada, que encontra num supermercado com boa seleção ou numa loja asiática. Com ambas as variantes de certeza que as receitas de Gyozas da Kikkoman vão ficar bem.

Os dips perfeitos para as Gyozas japonesas

O que não pode faltar nos pastéis japoneses Gyoza é um dip aromático. Tradicionalmente, a base é molho de soja, vinagre e óleo de chili, mas com um dip de confeção própria de maionese, Molho de Soja Kikkoman fermentado manualmente e tahini (pasta de sésamo torrado) as Gyozas têm um sabor delicioso. Com iogurte também podem ser preparados dips deliciosos em poucos minutos. Quem quiser uma variante ainda mais leve, usa simplesmente um dos três molhos Kikkoman Ponzu, disponíveis de momento em Portugal no aroma de limão. Um dip ideal para todas as delícias Gyoza!

Entrada deliciosa, acompanhamento apetitoso ou prato principal leve

Gyozas são pequenas iguarias para qualquer ocasião. Como entrada estimulam o paladar e integram-se na perfeição em praticamente qualquer menu. No Japão, as Gyozas são muito servidas como acompanhamento de Ramen ou sopas de massas claras. No entanto, como prato principal – neste caso numa variedade multifacetada – as Gyozas são uma especialidade apreciada.

Na China, os pastéis recheados – com o nome Jiaozi – são um prato festivo típico para o Ano Novo Chinês e simbolizam prosperidade e coesão. Algo que até se consegue saborear!

Estas são as nossas receitas de Gyozas para si:

Gyozas assadas – um clássico japonês

Couve tipo coração, carne picada, cebolinhas, alho e gengibre são a base destas Gyozas assadas, que são um verdadeiro prazer para gourmets! Basta temperar os ingredientes com Kikkoman Molho de Soja fermentado naturalmente, “embalar” em massa Gyoza e assar na frigideira até ficarem douradas e estaladiças. O resultado são pastéis deliciosos que encantam com aromas torrados. Só falta um dip adequado – com óleo de chili e vinagre, para o toque picante, ou à base de maionese com pasta de sésamo e mel ou ainda muito simplesmente com Kikkoman Ponzu Limão – a seguir o prazer com Gyoza já pode começar.

Gyozas vegetarianas cozinhadas a vapor – uma especialidade vegetariana deliciosa

Estas Gyozas preparadas suavemente estão recheadas com beringelas, cogumelos shiitake, couve tipo coração, cenoura, alho-francês e arroz. O Molho de Soja fermentado naturalmente da Kikkoman confere à mistura de arroz e legumes um gosto saboroso e completo especial e um agradável condimento suave. Os pastéis são cozinhados a vapor numa cesta para cozinhar a vapor ou na panela. Como dip, com esta iguaria vegetariana fica bem uma composição deliciosa da Kikkoman Molho de Soja fermentado naturalmente, alho-francês e sésamo moído ou, à base de iogurte, com sumo de limão, pimenta de Caiena, cominhos e coentros. Ou muito simplesmente com Kikkoman Ponzu limão.

Gyozas fritas – um festim para amantes de frutos do mar

Camarões, cogumelos shiitake e castanhas d’água são as estrelas secretas destas Gyozas fritas. Com o seu recheio, temperado com Kikkoman Molho de Soja fermentado naturalmente, os pequenos pastéis são um verdadeiro prazer para quem adora frutos do mar. Sobre folhas de salada, ao lado de tomates cereja cortados ao meio, os olhos também comem. Os dips: novamente um trio de três sabores diferentes.

Shumais – pequenos pastéis japoneses com recheio de carne

Uma variante de Gyozas e alternativa a Gyozas são shumais. A massa é um pouco diferente – e a forma também. Os pequenos pastéis japoneses parecem uma flor elegante. Estão cheios de ingredientes frescos, como carne, cogumelos shiitake e ervilhas – naturalmente requintados aromaticamente com molho de soja Kikkoman. Decorados com uma única ervilha verde, a imagem da flor fica perfeita! Um dip usado é uma mistura de molho de soja e mostarda. Delicioso!

Acompanhamento ou prato principal – de quantas Gyozas preciso?

No Japão, as Gyozas são muito servidas como acompanhamento de um Ramen ou sopa de massa clara. Para isso chegam cerca de 10 unidades por pessoa. Quem preferir servir as pequenas delícias como prato principal, deve calcular pelo menos com 15 unidades por pessoa.