Substitua sal por molho de soja

Substitua sal por molho de soja – com pleno sabor!

Redução da quantidade de sal na alimentação com molho de soja

Consumir menos sal – esta é a recomendação da Organização Mundial de Saúde OMS. O valor de referência: por dia não se deve exceder cinco gramas ou uma colher de chá rasa, uma vez que o sal a mais aumenta o risco de tensão alta e o desenvolvimento de doenças cardiovasculares. Também quer poupar sal sem prescindir de condimento e sabor? Com o Molho de Soja fermentado naturalmente de Kikkoman isso é muito fácil. Ao longo de várias décadas, Kikkoman investigou as propriedades relevantes para a saúde do molho de soja fermentado naturalmente. O resultado: o teor de sal pode ser reduzido numa média de 30 por cento se for usado molho de soja em vez de sal - tal como confirma um estudo de Wageningen UR Food & Biobased Research.*

Redução de sal sem perda de sabor

No estudo foi testada a substituição de sal por molho de soja em molhos de saladas, sopa de tomate e carne assada. O teor de sal foi substituído gradualmente por molho de soja, a fim de descobrir o efeito da substituição sobre a perceção do sabor. O estudo mostra que a utilização de molho de soja fermentado naturalmente permite reduzir o teor de sal de vários pratos e receitas. O sabor foi até considerado melhor através da adição de molho de soja. Os cientistas também descobriram que havia diferenças nos pratos testados: nos molhos de saladas foi possível reduzir o teor de sal através do molho de soja p. ex. até 47 por cento, enquanto a redução máxima de sal na sopa de tomate e na carne assada equivaleu respetivamente a 28 e a 26 por cento.

O segredo do molho de soja: Umami

Quem usa molho de soja em vez de sal não prescinde de sabor. Muito pelo contrário: o Molho de Soja fermentado naturalmente Kikkoman torna os pratos particularmente intensos devido ao seu gosto saboroso e completo. Mas por que é possível reduzir o teor de sal com molho de soja? A resposta está na qualidade Umami do Molho de Soja fermentado naturalmente de Kikkoman, que confere um gosto saboroso e completo superior. Isto porque o molho de soja contém muito Umami natural e umami apoia a perceção do sabor a sal de pratos. A conclusão dos especialistas: o importante é o sabor de um prato e não o teor de sal. E com o Molho de Soja Kikkoman as receitas têm mais sabor – com menos sal.

Molho de Soja fermentado naturalmente Kikkoman com menos 43 % de sal

Para quem dá valor a uma alimentação com menos sal, Kikkoman tem adicionalmente à disposição um Molho de Soja fermentado naturalmente com menos 43 % de sal. Apesar disso, o sabor não fica atrás do original: é fermentado naturalmente do mesmo modo, mantendo o inconfundível aroma encorpado.

* Os resultados do estudo foram publicados sob o título “Optimally-accepted salt reduction across cultures” (R. Shimojo et al.) na revista “Agro Food Industry Hi Tech”, edição 25 (3), maio/junho de 2014. Veja aqui o estudo.

Já sabia?

O Molho de Soja fermentado naturalmente com menos 43 % de sal Kikkoman é a escolha perfeita para consumidores conscientes da saúde e/ou pessoas que têm de atender a uma alimentação com pouco sal. Com menos 43 % de sal do que o nosso Molho de Soja fermentado naturalmente Kikkoman regular, não fica atrás do original no que toca ao saboroso Umami – para que possa saborear o sabor pleno do Molho de Soja Kikkoman.