
A história de Kikkoman
A história de Kikkoman remonta ao século XVII, quando os antepassados da família Mogi, na cidade japonesa de Noda, começaram a produzir o molho condimentado castanho-escuro a partir de soja, trigo, água e sal.
A localização ideal da cidade, à margem do rio Edo, oferecia um bom acesso a matérias-primas e um fornecimento rápido à cidade em expansão Edo, hoje Tóquio. Comerciantes neerlandeses descobriram então o ouro preto e trouxeram-no para a Europa.
Kikkoman estabeleceu-se depressa no mercado europeu, no qual recebeu distinções importantes na Exposição Mundial de Viena, em 1873, e na Exposição Mundial de Amesterdão, em 1883. Em 1917, as famílias japonesas Mogi, Takanashi e Horikiri fundaram a empresa Noda Shoyu Co. Ltd. Em 1964, o nome da empresa foi mudado primeiro para Kikkoman Shoyu Co. Ltd. e, em 1980, para Kikkoman Corporation.
Atualmente, Kikkoman é o líder do mercado mundial de molho de soja, que é apreciado em mais de 100 países do mundo pelo seu especial gosto saboroso e completo. Mas isso não é tudo: Kikkoman é também o fornecedor oficial da corte imperial do Japão.