A história por detrás do nome e do logótipo

A Kikkoman é uma das poucas marcas genuínas de molhos de soja. A nossa qualidade é reconhecida e apreciada por pessoas de todo o mundo. Tudo o que precisa de saber acerca da Kikkoman está contido no nosso nome e no nosso logótipo.

Há séculos que o molho de soja fermentado naturalmente é utilizado para temperar a cozinha asiática, sobretudo no Japão. Atualmente, o molho de soja fermentado naturalmente Kikkoman enriquece o sabor da comida de vários países diferentes—do Mediterrâneo à Escandinávia e da Ásia à América. Não é por acaso que a Kikkoman é o líder do mercado mundial dos molhos de soja e que tem um dos logótipos mais facilmente reconhecidos no mundo inteiro.

O nome diz tudo

O nome Kikkoman® tem um significado especial, tal como muitos nomes japoneses. "Kikko" significa carapaça de tartaruga em japonês e "man" significa 10 000. De acordo com as lendas japonesas, as tartarugas vivem até aos 10 000 anos e simbolizam a felicidade, o sucesso e a longevidade.

Estas são características que as empresas também desejam. Foi com base nisso que, há muitos anos, foi criado o nome Kikkoman e o logótipo. O hexágono característico é composto por uma carapaça de tartaruga simbólica e pelo caráter japonês Kanji que significa “10 000”, unindo assim a “tradição” e a “inovação”.

Concebido com atenção ao pormenor

Cada garrafa Kikkoman tem o famoso logótipo preto Kikkoman. Em 2008, introduzimos também um logótipo adicional cor de laranja. O laranja é uma cor quente, que nos relembra o sol ou as chamas e que representa “boa saúde”, “juventude” e “vitalidade”. O novo logótipo e a sua cor são especiais porque a cor de laranja também tem propriedades que abrem o apetite.

A garrafa icónica, concebida por Kenji Ekuan, também ajudou a que a Kikkoman se tornasse numa marca facilmente reconhecível e inequivoca. O seu formato é único e reconhecido por todo o mundo.

Bonita e inteligente: Um design icónico e clássico

O design é uma fonte de enriquecimento da vida.
por Kenji Ekuan
Este era o lema do designer industrial japonês Kenji Ekuan, que desempenhou um papel importante na conceção do design de embalagens e logótipos japoneses ao longo dos anos. Um dos seus designs mais famosos é o da garrafa elegante do molho de soja naturalmente fermentado Kikkoman, que remonta a 1961.
1.
Elegante e prática

Com uma silhueta curva e letras discretas, a simplicidade, a elegância e a sofisticação da garrafa fazem dela um objeto genuinamente atraente. Esta garrafa de autor embeleza as mesas das casas e dos restaurantes um pouco por todo o mundo. Possui um doseador de forma perfeita para a distribuição precisa e limpa de pequenas quantidades ou mesmo de gotas individuais de molho de soja sem pingar.

Como tal, a garrafa elegante é simultaneamente um utensílio de cozinha prático e um condimento de mesa decorativo. Graças à sua tampa de rosca e ao material lavável na máquina de lavar louça, a garrafa de autor pode ser reutilizada inúmeras vezes.

2.
Um segredo revelado

Já se perguntou porque é que existem dois orifícios na tampa da garrafa dispensadora da Kikkoman? É, de facto, uma peça de design inteligente que lhe permite controlar a rapidez com que o molho de soja é vertido, como demonstrado aqui pelos membros da Bosh.tv, que o apelidaram de "Orifício de Controlo"!

3.
A arte do desfrutar

Atualmente, a garrafa de autor é uma verdadeira referência do Molho de Soja Kikkoman. Ganhou o prémio Lucky Strike Designer Award em 2003 e, durante muitos anos, esteve em exposição no Museu de Arte Moderna de Nova Iorque e no Design Zentrum Nordrhein-Westfalen, na Alemanha. O doseador de culto não é apenas lendário, é também prático.

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