Alimentos saudáveis de debaixo da terra

21. September 2023

Descubra os vegetais de raiz por si próprio e saiba o que os torna tão especiais

 

A raiz do bom gosto

Saudáveis, versáteis e simplesmente deliciosos!

Os vegetais de raiz são a nova estrela da cozinha europeia! Não acha? Bem, os tubérculos podem não ser os vegetais mais apelativos visualmente, mas são muito mais saudáveis do que muitos outros! Junte-se a nós numa viagem pelo mundo das raízes que vai muito além das cenouras, batatas e nabos.

Os vegetais de raiz são aqueles em que uma parte se desenvolve no subsolo, formando um tubérculo ou um bolbo. As batatas e as cenouras são cultivadas na Europa há séculos e são um dos legumes mais populares, pois podem ser encontradas nos nossos mercados durante todo o ano a um preço razoável e são simplesmente deliciosas! De facto, são consumidos desde a Idade da Pedra - por outras palavras, um clássico.
Está também documentado claramente que as raízes eram uma das principais fontes de alimentação na Idade Média. Mas tinham pouco a ver com os vegetais de raiz que cultivamos atualmente. Nessa altura, as raízes não tinham um sabor doce e possuíam menos nutrientes. Além disso, as cores não eram tão intensas e brilhantes. No tempo dos nossos avós, por exemplo, a cenoura ainda era conhecida como "nabo amarelo", mas só nos anos 60 é que passou a ser cultivada como a conhecemos atualmente.

Inovadores saudáveis na cozinha

Já alguma vez experimentou raiz de cherovia ou de salsa? Têm um aspeto estranhamente semelhante, mas o seu sabor não podia ser mais diferente. A salsa, como o nome sugere, tem um sabor forte a salsa, enquanto a cherovia tem um sabor apimentado e a nozes. Mas porque é que a cherovia está tão na moda? É utilizada em muitos pratos vegetarianos e veganos e é também um bom substituto da batata, pois tem menos hidratos de carbono e muito mais nutrientes.
Também conhecido como espargos do norte, o salsifis negro! Um vegetal de raiz subestimado que vale a pena descobrir. Rico em inulina, contribui para uma flora intestinal saudável e é também pouco calórico e saciante. Pode cozê-lo, fritá-lo, grelhá-lo ou mesmo comê-lo cru. Nos últimos anos, tornou-se muito mais popular devido à sua versatilidade, que vai desde sopas e guisados a caçarolas e acompanhamentos. Já experimentou um risoto de salsifis?

Outro vegetal de raiz que está absolutamente na moda é a batata-doce! Rica em fibras, vitaminas e minerais, é um ingrediente saudável para qualquer refeição. Pode ser preparada de muitas formas diferentes, por exemplo, assada, cozida, grelhada ou frita. É ideal em sopas, saladas, como acompanhamento ou mesmo como prato principal, uma vez que é uma óptima fonte de hidratos de carbono. O que também torna a batata-doce tão especial é o facto de, tal como o nome sugere, ter uma doçura natural, razão pela qual, dependendo da receita, não é necessário adicionar muito açúcar exterior.

Passemos agora a um vegetal de raiz que está lentamente a ganhar mais atenção, e com razão: a alcachofra de Jerusalém! 
Também conhecida como topinambur, é originária da América do Norte, ao contrário do que o nome pode fazer crer. Tem uma forma bulbosa e irregular e uma pele rugosa e castanha. O interior da alcachofra de Jerusalém é branco e estaladiço e tem um sabor doce e a nozes. A sua vantagem imbatível em relação a outros legumes de raiz é o facto de ter a capacidade de regular os níveis de açúcar no sangue, pelo que é também muito adequada para pessoas com resistência à insulina ou diabetes.
É rica em fibras, bem como numa variedade de vitaminas. A alimentação saudável e consciente está na moda, pelo que muitos também utilizam a alcachofra de Jerusalém como substituto das batatas fritas ou das batatas fritas de pacote.

Pronto para o seu novo tubérculo favorito?

Bem, teria pensado que os vegetais de raiz poderiam ser tão excitantes? Se tem fome de uma refeição realmente saudável e nutritiva, não pode deixar de ver as nossas novas receitas à volta destes tubérculos estaladiços. Basta prepará-los rapidamente e desfrutar!

Não perca nada saboroso!

Inscreva-se e descubra inspirações deliciosas regularmente!
Não preencheu todos os campos necessários

Gostaria de receber atualizações por email sobre ofertas e informações sobre produtos. Cancele a subscrição a qualquer altura, gratuitamente.