Um método antigo redescoberto: A fermentação é a mais recente tendência alimentar
07. agosto 2023
![[Translate to Portugiesisch:] [Translate to Portugiesisch:]](https://www.kikkoman.pt/fileadmin/_processed_/a/3/csm_Blog_Fermenting_Header_Desktop_e086fac8e9.webp)
Ciência na cozinha
Qualquer pessoa pode fermentar comida. O processo é muito simples. Tudo o que você precisa fazer é colocar fatias de frutas ou legumes numa jarra, tapar com salmoura e garantir que esteja bem fechada. Alternativamente, você pode usar uma mistura de açúcar, vinagre e Molho de soja Kikkoman fermentado naturalmente (ou as versões 43% menos sal ou sem glúten) para dar sabor. Outras especiarias, como pimenta ou canela, podem dar um toque exótico sem afetar o processo de fermentação. A fermentação começa assim que as bolhas se formam no frasco. É melhor armazenar os frascos entre 22 e 23 °C nos primeiros dias antes de movê-los para um local mais frio - idealmente entre 15 a 18 °C. Isso fornece as condições ideais para que as enzimas, às vezes também chamadas de “fermentos”, convertam hidratos de carbono em ácido lático, o que tem um efeito preservante. Esse ambiente azedo mata os germes que, de outra forma, estragariam a comida, fazendo com que o produto fermentado durasse mais tempo. Vitaminas, como vitamina B e vitamina C, e bactérias probióticas são preservadas. Isso pode fornecer ao intestino bactérias benéficas e melhorar a digestão. E não é tudo. O processo de fermentação também adiciona um sabor único e intenso aos alimentos. Experimento você mesmo e veja os resultados!
Tsukemono – vegetais japoneses fermentados
Pepino, nattō (feijão de soja) e o miso na sopa são três dos alimentos fermentados que a maioria dos japoneses come regularmente - até mesmo ao pequeno almoço. Tsukemono é o nome do prato de vegetais fermentado que serve como acompanhamento para quase todas as refeições no Japão, juntamente com condimentos fermentados como o molho de soja Kikkoman fermentado naturalmente (ou as versões menos 43% de sal ou sem gluten).
O povo japonês usa um tsukemono-ki para fazer o seu próprio tsukemono. Trata-se de um recipiente, tradicionalmente feito de madeira, vidro ou cerâmica. Quando todos os ingredients são adicionados, é colocado um tsukemono-ishi de dois quilos (uma “pedra para coisas preservadas”) em cima nos recipientes para criar um selo hermético.