Esparguete, farfalle, ravioli e tagliatelle são apenas quatro dos muitos tipos diferentes de massas que estão disponíveis aqui na Europa.

Do outro lado do mundo, na Ásia, encontrará a mesma diversidade de massa, com tantas variações quanto estas. Uma das principais diferenças é que a massa é feita com ovos e farinha de trigo, enquanto o macarrão e as massas tradicionais são baseadas em trigo, arroz ou amido. Os noodles asiáticos vêm em tantas formas e sabores como os seus “parentes” europeus. A cozinha tradicional japonesa e outras cozinhas asiáticas servem tipos específicos de noodles com pratos específicos. Aqui estão os mais importantes.

Noodles de ramen japonês

O Ramen é um dos alimentos mais populares no Japão - como um lanche, um snack na rua ou um elegante prato de restaurante. Os noodles Ramen são feitos com trigo, sal, água e água alcalinizada chamada kansui. Eles vêm em diferentes comprimentos, formas e espessuras. Alguns são retos; outros são encaracolados. Macarrão Ramen é servido num caldo de carne ou vegetais temperado com molho de soja ou pasta miso. Coberturas incluem tiras finas de barriga de porco (chāshū), algas secas (nori), uma dispersão de rebentos de bambu (menma) e cebolinhas. Existem muitas variações regionais neste delicioso prato de macarrão.

Noodles udon japonês

Os noodles Udon são nativos da terra natal da Kikkoman no Japão. Como as massas européias eles são feitos de trigo, sal e água. Estes são os mais grossos de todos os noodles japoneses e muitas vezes servidos num caldo quente feito de caldo de peixe (dashi), temperado com molho de soja, mirin e às vezes uma pitada de pimento/malagueta (shichimi). Coberturas típicas incluem cebolinhas picadas, camarões e legumes fritos em massa de tempura (kakiage), bolsas de tofu (aburaage) e fatias de kamaboko, que é o bolo de peixe japonês. Os noodles Udon, caldo e respetivas coberturas diferem de região para região. Os noodles são adequados para fritar, para complementar legumes, carne e peixe. O Udon frito é chamado yaki udon. No verão, muitas vezes as pessoas comem udon frio em sopas, pratos de macarrão ou saladas com ingredients sazonais.

Noodles de soba japonês

Noodles soba cinza-marrom é um elemento importante da cozinha tradicional japonesa, que é conhecida como washoku. Trigo mourisco e água são misturados para fazer soba, e é o trigo mourisco que dá aos noodles o seu sabor de noz delicado, mas distinto. Quando o matcha é adicionado, o macarrão fica com uma cor verde clara. Soba é tradicionalmente comido frio como um dipp e como um ingrediente de sopa de macarrão. A maioria das sopas com soba tem uma base de peixe (dashi) temperada com molho de soja. Os ingredientes sazonais que são usados em pratos de soba e as coberturas são geralmente os mesmos que para os pratos de udon. Soba especial: Os noodles Soba são o ingrediente básico de um tradicional prato de Ano Novo (toshikoshi) que é comido na maioria das regiões do Japão para dar sorte. Na área de Tóquio, as pessoas costumam compartilhar os noodles soba com novos vizinhos pelo mesmo motivo.

Noodles japoneses somen

São muito finos, noodles brancos e longos feitos de trigo, sal e água. São mais finos que o udon. Somen é um prato popular em clima quente, quando é servido frio com um molho (dashi), molho de soja e gengibre fresco.

Noodles shirataki japoneses

Estes noodles translúcidos são muito pobres em gordura e carboidratos. É por isso que eles são conhecidos como "noodles milagrosos" por pessoas que desejam perder alguns quilos. Os Shirataki são feitos a partir da raiz da planta konjac e são principalmente sem sabor. Devido a esta propriedade, os noodles podem assimilar quase todo o sabor que é cozinhado e são usados em quase todos os pratos asiáticos. Experimente o nosso Shirataki Linguini ou a nossa Shirataki Salad.

Noodles de arroz asiático

Os principais ingredientes dos noodles de arroz típico da Ásia são a farinha de arroz e a água. Os noodles de arroz são preparados derramando água a ferver sobre eles até que estejam completamente submersos e, em seguida, deixando-os em repouso até ficarem macios, o que pode levar apenas alguns minutos ou mais, dependendo da espessura e largura. Os noodles de arroz são servidos de um só lado nos pratos de wok, ou usados como salada e ingredientes da sopa. Eles são um dos ingredientes mais utilizados na culinária do leste asiático e geralmente podem ser incorporados numa dieta sem glúten. Você é intolerante ao glúten? Já experimentou o nosso Molho de Soja sem Glúten Tamari?

Noodles de vidro asiático

Como o nome sugere, os noodles de vidro asiático são quase transparentes. Eles são feitos de amido - geralmente feijão mungo, batata, batata-doce, tapioca ou amido de canna - e água. Os noodles de vidro são vendidos na forma seca e embebidos para uso em sopas, pratos fritos ou rolinhos primavera.

Dica Kikkoman

Decore o seu próximo prato wok com noodles de vidro fritos. Confira nosso vídeo para ver como conseguir um resultado delicioso e crocante.

Noodles de ovo chinês

Também conhecido como mie noodles, os noodles de ovos chineses são feitos de trigo, água, sal e ovos. Como resultado, eles são semelhantes em aparência, sabor e preparação ao espaguete europeu. O sabor intenso destes noodles, devido ao alto teor de ovos, torna-os adequados para molhos mais saborosos, e sua textura áspera permite que o molho pegue mais. Experimente-os nos nossos noodles Teriyaki com bife.

Você sabia?

Os japoneses não deitam fora a água da cozedura dos noodles soba. Contém oito aminoácidos essenciais e é considerado extremamente saudável, por isso as pessoas costumam consumi-lo após a refeição como uma bebida refrescante.

Não perca nada saboroso!

Inscreva-se e descubra inspirações deliciosas regularmente!
Não preencheu todos os campos necessários

Gostaria de receber atualizações por email sobre ofertas e informações sobre produtos. Cancele a subscrição a qualquer altura, gratuitamente.