Peixe - simplesmente fantástico!

03. August 2023

É fã de peixe? Saiba mais sobre os diferentes tipos de peixe de água doce deliciosos

Onde vivem e o que os caracteriza?

O peixe é uma opção de proteína popular e também muito saudável. É consumido em todo o mundo e as diferentes variedades são quase infinitas. Só na Europa são consumidos mais de 30 quilos per capita por ano, com os países mediterrânicos no topo da lista. É feita uma distinção entre espécies de peixe de água doce e de água salgada.

Mas qual é a diferença entre os peixes de água doce e de água salgada?

Os peixes de água salgada vivem no oceano, normalmente em águas profundas, e não estão expostos a variações de temperatura. Entre os peixes de água salgada comestíveis mais populares encontram-se o atum e o bacalhau. Os peixes de água doce encontram-se em águas que não contêm sal - rios, ribeiros, águas interiores e lagos, bem como lagoas. Devido à pouca profundidade e à falta de salinidade, bem como à imprevisível interferência humana ou poluição, estão à mercê de constantes mudanças nas suas condições de vida.

As populações de peixes foram muito reduzidas nas últimas décadas devido a estas mesmas condições, mas a procura está a aumentar, de modo que o abastecimento é assegurado através da criação em explorações de aquacultura. Os peixes de água doce não são apenas pescados da forma tradicional com canas, mas também apanhados com cestos e armadilhas para peixes. Os piscicultores colocam os alevins em águas onde podem crescer normalmente até serem novamente apanhados na altura da colheita, quando atingem o tamanho adequado.

Os peixes de água doce mais comuns

Aqui apresentamos-lhe algumas espécies nativas de peixes de água doce e o que têm de especial.

Em comparação com o peixe de água salgada, o peixe de água doce contém significativamente mais vitaminas e minerais, bem como proteínas de alta qualidade e facilmente digeríveis. São saborosos e bons para si!

O peixe mais popular nos pratos europeus é provavelmente o salmão. Espere um minuto, salmão? Não é um peixe de água salgada? De facto, o salmão passa uma grande parte da sua vida em água doce: para a desova, bem como nos primeiros anos de vida, porque o habitat de água doce oferece condições mais seguras do que o mar alto. É também chamado de peixe migratório, pois pode adaptar-se ao habitat de acordo com as condições. O salmão é sobretudo consumido fresco ou fumado.

Outro peixe migratório que é um destaque culinário é o esturjão, cujas ovas são também conhecidas como caviar. Devido à diminuição constante dos stocks e ao aumento da procura, o caviar está a tornar-se uma iguaria de luxo cada vez mais cara. Tanto as ovas como a carne do peixe são extremamente deliciosas e de sabor único.

Um pouco mais exótica, uma vez que provém de águas mais quentes de África e do Vietname, mas particularmente apreciada pela sua textura suave e sabor delicado, é a tilápia. De sabor ligeiramente doce, combina muito bem com ingredientes frutados como o ananás ou a manga. Pode imaginar o que uma pitada de umami do nosso molho de soja faria!
 

Quer experimentar cozinhar peixe de água doce?

A preferência pelo peixe de água doce está novamente a aumentar graças a chefes criativos que estão constantemente à procura de novas descobertas e redescobertas. Mas também temos algumas receitas novas e simples de peixe de água doce que são fáceis de preparar em casa - porque não experimentá-las no seu próximo jantar?

Não perca nada saboroso!

Inscreva-se e descubra inspirações deliciosas regularmente!
Não preencheu todos os campos necessários

Gostaria de receber atualizações por email sobre ofertas e informações sobre produtos. Cancele a subscrição a qualquer altura, gratuitamente.