A internacionalização do ramen

27. Februar 2023

Os segredos da famosa sopa de noodles.

O Ramen é um prato de culto do Japão que quase toda a gente adora. Porquê? Talvez porque esta sopa de noodles está disponível numa variação praticamente interminável de sabores. Quer tenha como base um caldo rico ou um molho de soja light, esta sopa pode ser confecionada com vários tipos de carne e peixe, ou ainda ser totalmente vegetariana ou vegan. Nunca é aborrecida!

O ramen chegou à Europa há muito tempo e tem sido um prato popular desde então. Para muitos, é considerado o prato japonês, mas cada vez mais restaurantes oferecem uma reinterpretação do prato japonês original. Mas será que o ramen é sequer um prato japonês? E quanto ao resto do mundo, como é que o ramen é feito noutras culturas?

Mergulhe no mundo do ramen connosco e descubra o seu novo ramen favorito com as nossas receitas exclusivas.

Afinal, o que é que é o ramen?

Se ainda não está familiarizado com o ramen, então é normal que se pergunte o que é que uma sopa de massas, que se pode comprar em qualquer supermercado, tem de tão especial. Na verdade, o segredo do ramen está nos seus caldos únicos, que dão um sabor delicioso aos noodles. Os quatro caldos típicos são:

  • Shoyu: Um caldo feito à base de molho de soja.
  • Shio: Um caldo mais à base de sabores salgados, normalmente feito com uma base de sopa de peixe.
  • Miso: Este caldo é feito com miso, uma pasta de feijões de soja fermentados.
  • Tonkotsu: Este caldo é feito com ossos de porco cozidos e é por norma esbranquiçado.

Como é normal, existem muitas outras variações destes caldos. As mais comuns, misturam o shoyu com outros ingredientes, como, por exemplo, com kimchi picante.

Também existem muitos tipos de ingredientes que se podem acrescentar ao prato e que, quando combinados com o sabor de cada tipo de caldo, resultam em combinações de sabor muito especiais e que tornam cada sopa única.

Os ingredientes mais frequentes nos pratos de ramen japoneses são as algas nori, menma (rebentos de bambu), chashu (barriga de porco assada), moyashi (rebentos de feijão mungo) e tamago (ovo mal cozido num molho de soja), entre muitos outros.

A história do ramen

Desde que o ramen ganhou fama internacional, a maior parte das pessoas associa-o ao Japão. Na verdade, o ramen original vem da China. O ramen que comemos hoje nos restaurantes japoneses, não existia sequer aquando da origem do ramen.

A ideia de meter noodles numa sopa veio da China no século XIX. Nessa altura, era costume viajantes e migrantes levarem objetos e comida das suas culturas nas suas viagens até ao Japão para trocar com os habitantes locais. Foi na Chinatown de Yokohama, perto de Tóquio, que as sopas de noodles se começaram a espalhar pelo país, maioritariamente devido ao grande porto da cidade.

O primeiro restaurante japonês de ramen abriu em 1910 em Asakusa, em Tóquio. Mas uma das variações mais populares do prato, o ramen Fukuoka, só surgiu em 1950 – e essa receita surgiu apenas por acidente! Um chef deixou a sopa a cozinhar durante demasiado tempo e o caldo tornou-se esbranquiçado e leitoso – o que, surpreendentemente, lhe dava um sabor perfeito. Atualmente, esta forma de cozinhar ramen ainda é utilizada.

No período pós-guerra, o consumo de trigo voltou a aumentar, o que permitiu que a população fizesse mais noodles para ramen. Por isso, começaram a surgir cada vez mais bancas de comida de rua. É importante salientar que o ramen foi, e ainda é, essencialmente fast food.

A invenção dos noodles instantâneos, que tornou possível que as pessoas preparassem ramen em casa facilmente, também foi transformativa. Hoje, as sopas instantâneas são um autêntico sucesso e têm até direito à sua própria categoria culinária.

Atualmente, existem mais de 24 mil restaurantes de ramen no Japão. Desses, 5 mil estão localizados em Tóquio.

O ramen na Europa

O ramen tem estado em crescimento na europa já há algumas décadas, e a popularidade deste prato continua a aumentar. Os restaurantes japoneses ou com inspiração nipónica são cada vez mais populares, mas existem algumas diferenças nas preferências dos países europeus. Em Londres, por exemplo, o tonkotsu ramen é um dos pratos mais populares, enquanto na Alemanha, o shoyu é o caldo favorito. Mas vejamos melhor:

Na Alemanha, em Düsseldorf, mais concretamente na famosa rua Immermannstrasse, existem vários restaurantes japoneses e outras tantas mercearias nipónicas. Isto porque é lá que se situa a maior comunidade japonesa na Europa. Como tal, a área começou a atrair pessoas de sítios mais distantes, pois existem vários restaurantes de ramen e supermercados que vendem pacotes de ramen instantâneo exclusivos.

Mas não é só na Alemanha que existe o boom do ramen. As sopas de noodles estão na moda em todas as grandes cidades europeias, quer sejam ao estilo japonês ou numa versão modificada. Os ramens vegan são, talvez, os mais impressionantes no que toca ao ramen europeu, especialmente porque o veganismo não é uma questão muito importante no Japão. Para o ramen vegan, é maioritariamente utilizada uma base shoyu.

O ramen na Ásia

Muitas das variações modernas de ramen vêm na verdade de outros países asiáticos. Na Coreia do Sul, por exemplo, o kimchi ramen é um dos pratos mais populares. Dependendo da quantidade adicionada, o molho kimchi avermelhado dá uma nota subtil ou mais intensa de picante ao caldo. Um dos toppings mais populares de ramen nesse mesmo país é queijo, que derrete no caldo e lhe dá um sabor muito especial.

Já a Tailândia é famosa pelas suas sopas de noodles e amendoim com leite de coco. O tofu também é muitas vezes utilizado para substituir a carne, o que é excelente para todos os veganos e vegetarianos.

No resto da Ásia também existem muitas outras variações deste prato e que utilizam noodles de arroz em vez de trigo. Tecnicamente, uma sopa com noodles de arroz não é ramen, contudo passámos a associar a palavra a todo o tipo de noodles numa sopa. O pho vietnamita é feito de noodles e farinha de arroz e água, e, embora não seja ramen, pode ser encontrado em muitos menus de restaurantes europeus de ramen tipicamente japonês.

A história continua…

No geral, podemos dizer que todas as variações de ramen europeu foram, de alguma forma, inspiradas pelos países asiáticos. Quem sabe, talvez um dia se encontrem pratos tipicamente europeus misturados com ramen no menu de um restaurante. De qualquer forma, a popularidade do ramen no mundo é indiscutível e traz-nos uma reinvenção constante da famosa sopa de noodles.

No Japão, a maioria dos restaurantes de ramen tem um caldo único e que se diferencia da concorrência. Visto que é difícil preparar um caldo idêntico em casa, a Kikkoman criou uma base de sopa que pode ser preparada facilmente com água a ferver.

Já está com fome? Descubra as nossas receitas de ramen. Além do tradicional ramen japonês, também temos alternativas vegan e vegetarianas, assim como receitas com um toque europeu.


Referência de origem:
ramenyokocho.com/ramenhistory

Não perca nada saboroso!

Inscreva-se e descubra inspirações deliciosas regularmente!
Não preencheu todos os campos necessários

Gostaria de receber atualizações por email sobre ofertas e informações sobre produtos. Cancele a subscrição a qualquer altura, gratuitamente.