Receitas chinesas: como fazer comida chinesa

26. janeiro 2024

O ano novo chinês é sempre uma ocasião muito especial. O início do novo ano é determinado pela primeira lua nova e é celebrado durante quinze dias com cerimónias impressionantes. Escusado será dizer que comer e apreciar comida em grupo é parte integrante das celebrações!

Durante este período, muitos pratos têm um simbolismo especial. O peixe e as gambas, por exemplo, simbolizam a sorte e o sucesso; o jiaozi, o kourou e os crepes chineses representam a prosperidade; as almôndegas e os bolinhos de arroz representam a união familiar e os noodles a longevidade. A comida do ano novo chinês é uma excelente oportunidade para obter uma inspiração deliciosa, porque a cozinha chinesa oferece muita variedade - e não apenas para o ano novo!

Quais são os pratos tipicamente chineses?

Não existe uma gastronomia chinesa específica, mas sim vários estilos principais. A diversidade dos pratos e da cozinha chinesa é tão vasta como o próprio país - influenciada pelas diferenças geográficas e climáticas. Aqui, gostaríamos de lhe dar a conhecer quatro estilos de cozinha regionais:

Shandong

A famosa cozinha de Shandong, localizada no nordeste do país, inclui muitos pratos fritos, estufados e sopas. Uma vez que Shandong se situa ao longo do rio Amarelo e da costa, o peixe e o marisco, como os mexilhões e o abalone, são parte integrante da cozinha. O interior agrícola é também conhecido pelos seus cereais, bem como pelo alho, cebolas, beringelas e pak choi. A chamada cozinha Lu é considerada a cozinha da corte imperial.

Sichuan

O clima subtropical e o solo fértil criam condições ideais para a agricultura durante todo o ano, incluindo o cultivo de arroz, milho, soja e chá. Na província, famosa pela sua pimenta de Sichuan, o gengibre, o alho e a malagueta são também muito utilizados como tempero. As coisas podem tornar-se picantes! Para além dos legumes em conserva, Sichuan consome mais carne do que as outras regiões do país.

Guangdong

A cozinha cantonesa de Guangdong é conhecida pelos seus molhos suaves, quer seja o molho hoisin ou o molho de ostra, o molho agridoce ou o molho de ameixa. As especiarias são utilizadas com moderação e os métodos de preparação são geralmente subtis. A cozinha é influenciada por várias outras províncias chinesas, o que torna a comida muito diversificada. Os ingredientes cultivados localmente, como as batatas, a soja e as cebolinhas, entram frequentemente no wok, juntamente com muitas variedades de carne e, devido à localização costeira, de peixe. 

Esta tradição também inclui tipos de carne que geralmente não são servidos na Europa.

Huaiyang

A província oriental chinesa de Jiangsu, no Mar Amarelo, é o coração da cozinha de Huaiyang. As sopas ligeiras e o arroz chau chau com legumes e camarão são elementos básicos da cozinha, conhecida pelos seus pratos frescos e, muitas vezes, de carácter ligeiramente doce. O peixe, as aves, os espinafres e os rebentos de bambu também são populares. Os clássicos incluem cabeças de leão (almôndegas com carne de caranguejo) e raiz de lótus recheada com arroz glutinoso.

Clássicos chineses que deve conhecer

Muitos países têm no seu repertório pratos que são bastante conhecidos ou apreciados noutros países. Quando se trata de comida chinesa, muitas pessoas tendem a pensar sobretudo nos jiaozi, os deliciosos dumplings recheados, no mapo tofu com carne picada e pimenta de Sichuan, e no dim sum, pequenas iguarias servidas em vaporizadores de bambu. O pato à Pequim e a sopa à Pequim são também, naturalmente, clássicos.

Ingredientes típicos da cozinha chinesa

Os ingredientes utilizados são tão diversos como os sabores. Enumerá-los a todos seria impossível. No entanto, os fãs da comida chinesa não podem prescindir dos seguintes ingredientes:

Arroz basmati

Este arroz branco, esguio e de grãos longos é cultivado no sopé dos Himalaias. É considerado particularmente refinado e é um dos preferidos pelo seu aroma caraterístico. Por isso, não é de admirar que a palavra basmati signifique "o perfumado".

Massa chinesa (Lo Mein)

Diz-se que a massa chinesa é a mais antiga do mundo. Isto inclui a massa lo mein, um ingrediente essencial em muitos pratos asiáticos. Estes noodles de trigo versáteis são ideais para serem utilizados em sopas e salteados.

Molho de soja

Na cozinha asiática, o molho de soja é o condimento mais importante para cozinhar ou temperar. Água, soja, trigo e sal - é tudo o que é necessário para produzir o nosso molho de soja Kikkoman. O seu sabor encorpado acrescenta aquele toque especial a qualquer prato.

Pimenta de Sichuan

A famosa especiaria de Sichuan, a terra dos quatro rios, é na realidade os botões de flores de um citrino. As cápsulas das sementes são utilizadas como grãos de pimenta, proporcionando um sabor aromático e picante.

Vinho de arroz Shaoxing

Em termos de sabor, o vinho Shaoxing faz lembrar um pouco o xerez. É frequentemente apreciado quente como aperitivo no inverno. Além disso, é um tempero popular na cozinha chinesa e também é adequado para marinar carne.

Receitas chinesas para principiantes

Se adora a cozinha asiática, mas não tem tempo para pratos elaborados ou está hesitante em experimentá-los, então está com sorte! Muitas receitas chinesas deliciosas são rápidas e simples de confecionar. Aqui estão algumas ideias para si!

Reinventar pratos chineses

Os clássicos da cozinha chinesa são deliciosos. Mas que tal acrescentar alguma variedade ao seu prato com novas interpretações? Deixe-se inspirar pelas nossas sugestões ou dê asas à sua criatividade. Desfrute!

Não perca nada saboroso!

Inscreva-se e descubra inspirações deliciosas regularmente!
Não preencheu todos os campos necessários

Gostaria de receber atualizações por email sobre ofertas e informações sobre produtos. Cancele a subscrição a qualquer altura, gratuitamente.