
Molhos de soja no teste de etiquetas
Tal como os ingredientes frescos são importantes para a preparação de pratos deliciosos, tão importante é também a qualidade do molho de soja. Os verdadeiros gourmets reconhecem um molho de soja requintado com base em poucas características. Nós mostramos-lhe como. Com muita facilidade e diretamente na sua próxima compra no supermercado. Experimente!
O mais importante: olhar para a etiqueta
O que deve estar na etiqueta:
- Uma lista de ingredientes curta. Porque como também é fundamental para muitos alimentos: quanto mais curta for a lista de ingredientes tanto melhor! No Molho de Soja Kikkoman são quatro ingredientes: sementes de soja (sem OGM), trigo, água e sal. Um molho de soja de qualidade não precisa de mais.
- A designação “fermentado naturalmente”. Durante quanto mais tempo o molho de soja for fermentado melhor. Na Kikkoman este processo demora seis meses.
- Sem aditivos, intensificadores de sabor ou conservantes. Porque um molho de soja de qualidade não precisa deles!
- Sem menção a ingredientes modificados geneticamente.
- Bons valores nutritivos. Quanto maior for o teor de proteínas, tanto melhor é o molho de soja. Porque o teor de proteínas confere ao molho de soja o seu umami. Uma orientação: Kikkoman tem um teor de proteínas de 10 g por 100 ml, o que é considerado “particularmente elevado”.
Faça o teste do gargalo!
Com o teste do gargalo também pode detetar se tem um molho de soja de alta qualidade. Agite uma vez a garrafa devagar e cuidadosamente. O molho de soja japonês fermentado naturalmente, como o de Kikkoman, tem uma cor rubi transparente e uma consistência líquida. Pelo contrário, outros molhos de soja, como p. ex. os que são fabricados quimicamente, têm uma consistência xaporosa e uma cor turva.