

Vários tipos de molho de soja
Todos sabemos que existem muitos molhos de soja por aí, mas há uma grande diferença entre os vários molhos de soja, com chefes de cozinha famosos e jornalistas gastronómicos a esforçarem-se por assinalar a diferença entre os molhos de estilo chinês e japonês.
Os molhos de soja chineses estão disponíveis em versões claras e escuras. Alguns são produzidos quimicamente e outros são apenas parcialmente fermentados. No entanto, qualquer fermentação é normalmente efetuada apenas durante algumas semanas sem levedura, ao contrário dos molhos de soja japoneses, que são fermentados com levedura especialmente cultivada durante muitos meses. O corante de caramelo (E150) é frequentemente adicionado à soja chinesa para conferir-lhe o seu aspeto forte e escuro característico. Muitos contêm também açúcar adicionado, glutamato monossódico e conservantes, que podem dar um sabor artificial e uma consistência xaroposa. O molho de soja produzido quimicamente tem muitas vezes um sabor demasiado forte. Bastam umas gotas a mais e o prato fica estragado!
No Japão, o país da Kikkoman, o molho de soja produzido quimicamente é um tabu. O molho de soja japonês, por vezes referido como "shoyu", tem geralmente um teor de sal mais baixo e inclui trigo torrado na receita. Isto não só melhora o sabor e o aroma, mas também a cor do molho. O nosso conselho é olhar sempre para o rótulo antes de comprar. Quanto menos ingredientes, melhor!
Descubra mais