

A sustentabilidade na Kikkoman
Enquanto empresa com uma longa tradição e fabricante de um produto clássico utilizado por profissionais e cozinhas domésticas no mundo inteiro, a sustentabilidade é muito importante para nós. Aqui, pode ler o que isso significa em pormenor e os objectivos que estabelecemos para nós próprios.

Emissões de carbono neutras até 205
Para alcançarmos zero emissões líquidas de CO2, estabelecemos o objetivo de reduzir as nossas emissões globais de gases com efeito de estufa em mais de 50% e o consumo de água por unidade de produção em mais de 30% até 2030. Estamos também a tentar atingir uma taxa de reciclagem de 100%. Em colaboração com a Iniciativa de Metas Baseadas na Ciência (SBTi), estamos também a perseguir outros objectivos para operar de forma mais sustentável.
A transparência é particularmente importante para nós e é por isso que pode ler os nossos relatórios na plataforma CDP para saber como alcançámos uma classificação “A-” na categoria de sustentabilidade e uma classificação “A” para a segurança da água.

Aquisição sustentável de matérias-primas e distâncias curtas
Queremos que os nossos produtos cheguem frescos e que não necessitem de efetuar longos percursos de transporte às cozinhas de todo o mundo. É por isso que, para além da nossa unidade de produção no Japão, temos outra nos Países Baixos, com uma unidade de secagem na Alemanha. Também operamos mais duas instalações no Wisconsin e na Califórnia, nos Estados Unidos.
Sempre que possível, adquirimos os ingredientes para cada uma destas instalações a nível local. Para a nossa produção europeia, por exemplo, 100% do nosso trigo provém da Alemanha. A água e o sal são provenientes dos Países Baixos e a soja europeia é complementada por fornecimentos dos EUA, Canadá e Brasil. Garantimos o cultivo sustentável e responsável da soja com o certificado ProTerra. Também nos esforçamos para que não haja desperdício de alimentos em toda a nossa cadeia de produção.

Unidades de produção sustentáveis
Desde 2001, temos vindo a reduzir continuamente o nosso consumo de eletricidade, gás e água nas nossas unidades de produção europeias - ao mesmo tempo que aumentamos os volumes de produção. Atualmente, obtemos 100% da nossa eletricidade a partir de fontes de energia renováveis (eólica, solar) e utilizamos recursos hídricos locais.
Também utilizamos os subprodutos do processo de produção do molho de soja. O bagaço de soja (resíduo sólido) serve como alimento rico em proteínas para as explorações agrícolas. Os materiais de embalagem e as paletes são reutilizados e, nos EUA, a salmoura de sal que sobra é até utilizada para descongelar estradas!

Condições justas para todo
Estamos comprometidos com condições de trabalho justas e estáveis, tanto nos nossos próprios locais de produção como em todos os nossos parceiros e fornecedores. Em 2001, o Grupo Kikkoman tornou-se a primeira empresa japonesa a assinar o Pacto Global das Nações Unidas (UNGC). Esta estrutura internacional para práticas comerciais sustentáveis compromete-nos e aos nossos parceiros a manter padrões elevados em termos de qualidade, segurança de fornecimento, direitos humanos, condições de trabalho, medidas ambientais e desenvolvimento comercial.
E porque a sustentabilidade para nós também inclui tratar as pessoas de forma justa e respeitosa, submetemo-nos a auditorias regulares pela Sedex Members Ethical Trade Audit (SMETA) para avaliar as nossas condições de trabalho, segurança, higiene e gestão ambiental. A SMETA é um dos conceitos de auditoria mais utilizados a nível mundial para práticas empresariais sustentáveis e éticas.