História do molho de soja

A história do molho de soja

Durante largos séculos da história da humanidade, tanto nos países orientais como nos países ocidentais foram inventados vários métodos para conservar alimentos. A experiência mostrou que o sal não só serve para conservar os alimentos, como também para melhorar o sabor.

Na China antiga, os alimentos conservados e os respetivos condimentos eram conhecidos como “jiang” e são possivelmente os antecessores daquilo que hoje conhecemos como molho de soja. Neste contexto eram produzidos vários tipos de “jiang” de carne, frutos do mar, legumes e cereais. Uma vez que os cereais eram mais fáceis de obter e processar, as receitas para “jiang” a partir da semente de soja, e em particular de trigo, desenvolveram-se mais depressa do que os outros tipos. Um dia também se começou a produzir “jiang” de cereais no Japão e noutros países vizinhos da China. Este condimento é considerado o antecessor do atual molho de soja.

Após a introdução no Japão foi constantemente desenvolvido o processamento de “jiang”. Em meados do século XVII, o processo para a produção de Molho de soja fermentado naturalmente já se tinha estabelecido e começou a difundir-se por todo o país.

Já sabia?

O Molho de Soja fermentado naturalmente Kikkoman é feito a partir de quatro ingredientes básicos: sementes de soja, trigo, água e sal.