A longa tradição do verdadeiro molho de soja

No início, o molho de soja não tinha muito a ver com o sabor. As pessoas, tanto no mundo oriental como no ocidental, procuraram durante séculos encontrar melhores formas de conservar os alimentos, descobrindo através da experiência que a utilização de sal não só conservava, como também melhorava o sabor.

Na China antiga, os alimentos conservados e os seus condimentos eram conhecidos como jiang - talvez o precursor do que atualmente conhecemos como molho de soja. Diferentes tipos de jiang eram produzidos a partir de carne, marisco, legumes e cereais. Destes ingredientes, o grão era o mais facilmente disponível e manejável, pelo que o jiang feito de soja e trigo se desenvolveu mais rapidamente. O processo de fabrico deste "jiang de cereais" acabou por se espalhar da China para o Japão e outros países vizinhos. Diz-se que o molho de soja atual tem origem neste tempero.

Depois de ter sido introduzido no Japão, o desenvolvimento e a transformação do jiang tomaram um rumo diferente. Em meados do século XVII, o processo de produção de molho de soja fermentado naturalmente tinha sido estabelecido no país e começou a espalhar-se por todo o território.

Descubra mais

Não perca nada saboroso!

Inscreva-se e descubra inspirações deliciosas regularmente!
Não preencheu todos os campos necessários

Gostaria de receber atualizações por email sobre ofertas e informações sobre produtos. Cancele a subscrição a qualquer altura, gratuitamente.