Como nos tornámos quem somos

A história da Kikkoman remonta ao século XVII, quando os antepassados da família Mogi começaram a produzir o molho de tempero castanho-escuro a partir de soja, trigo, água e sal na cidade japonesa de Noda.

A localização ideal da cidade, nas margens do rio Edo, proporcionou um acesso conveniente a matérias-primas e entregas rápidas à cidade em crescimento de Edo, que atualmente é conhecida como Tóquio. Os comerciantes holandeses descobriram então o "ouro negro" e levaram-no para a Europa. A Kikkoman estabeleceu-se rapidamente no mercado europeu, onde recebeu prémios importantes na Expo Viena em 1873 e na Expo Amesterdão em 1883.

A Fundação da Kikkoman

Em 1917, as famílias japonesas Mogi e Takanashi fundaram a Noda Shoyu Co. Ltd. O nome da empresa foi alterado para Kikkoman Shoyu Co Ltd em 1964 e para Kikkoman Corporation em 1980. O nome Kikkoman tem um significado especial - saiba mais sobre a história por detrás.

Atualmente, a Kikkoman é líder mundial no mercado de molho de soja e o sabor especial e encorpado do molho é apreciado em mais de 100 países em todo o mundo. E não é só isso - a Kikkoman é também o fornecedor oficial da corte imperial japonesa.

Olá, Mundo!

Contudo, só após a Segunda Guerra Mundial é que a atividade da Kikkoman no estrangeiro se expandiu significativamente. Após a guerra, as forças de ocupação, jornalistas e outros estrangeiros passaram a residir no Japão. Ao ver que eles estavam a familiarizar-se com a cozinha japonesa e a sua utilização do molho de soja, a Kikkoman viu um grande potencial na expansão para o estrangeiro.

Em 1957, a Kikkoman abriu sua primeira unidade de vendas no estrangeiro, em São Francisco, nos Estados Unidos. Para satisfazer a crescente procura, a Kikkoman construiu então a sua primeira fábrica de produção estrangeira nos Estados Unidos em 1972. Após o sucesso no mercado dos EUA, a Kikkoman começou a estabelecer redes de produção e vendas em todo o mundo.

Bem-vindos à Europa

Em 1973, a Kikkoman estabeleceu-se na Europa, escolhendo Düsseldorf, na Alemanha, onde abriu um restaurante japonês. Nesse local, os clientes podiam ver a sua comida a ser cozinhada, cheirar e provar como o molho de soja combinava bem com a carne e com os alimentos e ingredientes locais, assim como aprender a utilizar o molho de soja em casa. As vendas foram promovidas em força, tal como nos EUA, através de amostras nas lojas e da sugestão de receitas com molho de soja. O consequente crescimento das vendas foi principalmente impulsionado pela procura na Alemanha.

Através de inúmeras degustações em lojas de produtos alimentares, a distribuição da Kikkoman na Alemanha e em toda a Europa aumentou. Desde então, a coleção de receitas com molho de soja japonês tem-se expandido constantemente e adaptado às tendências alimentares e dietas atuais, como a sem glúten ou a vegan.

Em outubro de 1997, a Kikkoman abriu a primeira unidade de produção europeia da Kikkoman em Hoogezand-Sappemeer, nos Países Baixos, para satisfazer a crescente procura de molho de soja na Europa. Esta unidade de produção ainda fabrica os molhos Kikkoman para todo o mercado europeu.

Descubra mais

Nunca mais perca nada!

Informações interessantes, receitas deliciosas e grandes passatempos
Não preencheu todos os campos necessários

Gostaria de receber atualizações por email sobre ofertas e informações sobre produtos. Cancele a subscrição a qualquer altura, gratuitamente.

Interessado em informações interessantes, receitas deliciosas e grandes passatempos?

Para a newsletter