Pratos de Natal tradicionais da Europa

Compartilhar uma refeição com a família e os amigos é uma das mais bonitas tradições de Natal. A Kikkoman compilou uma coleção de pratos tradicionais de Natal de toda a Europa para si. Deixe-se inspirar por nós quando estiver a criar o menu de Natal deste ano!

E aqui estão alguns bons conselhos sobre como obter um sabor muito especial: o nosso molho de soja Kikkoman dá a todos os seus pratos de Natal um sabor especial que permanece: o UMAMI - seja cozinhando peixe, carne, frango, legumes, sopas ou sobremesas. Basta adicionar alguns salpicos para um sabor incrível.

Áustria

Os pratos tradicionais de Natal na Áustria diferem de região para região. Algumas pessoas servem carpa, enquanto outras preferem um ganso de natal. Menus festivos geralmente incluem sopas regionais, como sopa de batata ou "Wurstelsuppe" - uma sopa contendo salsichas caseiras, macarrão e legumes. Pratos frios como rosbife fatiado, patê de fígado de ganso, salmão defumado, filé de peixe ou frutos do mar e acompanhamentos como saladas e molhos também fazem parte da experiência gastronómica de Natal. Como os suíços, os austríacos também desfrutam de um fondue de carne ou queijo no Natal.

Dinamarca

Os dinamarqueses são verdadeiros defensores da tradição no Natal. Mais de 90 por cento deles servem pato assado com recheio de ameixae maçã ou porco assado com petiscos crocantes. Acompanhamentos tradicionais são batatas cozidas ou batatas ligeiramente caramelizadas e repolho roxo com um molho saboroso. A sobremesa é geralmente à base de arroz com amêndoas e molho de cereja.

França

No dia 24 de dezembro, os franceses tradicionalmente comem uma refeição festiva que consiste em foie gras, ostras ou outros frutos do mar como entrada, capão assado com castanhas como prato principal e um “Bêche de Noël” como sobremesa. Um capão é um galo conhecid pelo seu sabor muito suave. A sobremesa Bêche de Noël é um rolo esponjoso cheio de chocolate ou frutas. Confira na foto à esquerda.

Alemanha

Um jantar de Natal tradicional de pato assado ou ganso é servido na noite de 24 de dezembro na Alemanha. As pessoas em algumas regiões também comem carpa, truta ou uma simples salada de batata com salsichas. A raclette é outra refeição popular de Natal na Alemanha.

Reino Unido

O peru assado é o prato de natal número um no Reino Unido e é comido por mais de três quartos dos britânicos. O rei Eduardo VII introduziu pela primeira vez a tradição no século XIX. Acompanhamentos típicos são batatas assadas e parsnips, cenouras, feijão verde e muito molho. O peru geralmente contém recheio e é servido com molho de cranberry ou pão. Salsichas enroladas em bacon crocante - são outro prato popular. Qualquer sobra de peru é usada como recheio de sanduíche, comido com pepino ou usado para um caril no dia seguinte.

Itália

Uma refeição de Natal do Mediterrâneo na Itália é um evento elegante na noite de 24 de dezembro e geralmente consiste em peixe. No dia seguinte, italianos do norte gostam de fazer um ravioli recheado de peixe, enquanto no sul tendem a servir cordeiro. Os napolitanos são a exceção à regra, porque muitas vezes comem enguia no dia de Natal.

Polônia

Na Polônia, há sempre um lugar extra na mesa de jantar, para o caso de um hóspede inesperado entrar. Pratos típicos são carpa panada, arenque em óleo ou o tradicional ensopado de repolho “bigos”, temperado com cogumelos secos, manteiga e creme. Muitas famílias também comem sopa de beterraba (nome polaco: borschtsch) com bolinhos de cogumelos ou chucrute (pierogi) e um bolo de sementes de papoila para a sobremesa na véspera de Natal.

Rússia

Um prato tradicional de Natal e Ano Novo na Rússia é a salada Olivier. Contém batatas, pepinos, ervilhas, ovos, cenouras e carne cozida, frango ou carne picada - tudo misturado com uma generosa porção de maionese. Outra oferta festiva popular é o arenque - uma salada de arenque em conserva coberta com batata cozida, cenoura ou beterraba. A beterraba dá a salada a sua cor roxa típica. Famílias em muitas regiões também comem “kholodets” - carne de porco em aspic - no Natal.

Espanha

Embora haja muitas tradições alimentares na Espanha, o peru recheado é o prato de Natal mais popular. No passado, os perus eram vendidos vivos nos mercados e viviam com as famílias que os compravam até o dia de Natal. Turrón, uma sobremesa feita de ovos, amêndoas, mel e açúcar e sabores como o nougat é uma necessidade absoluta numa refeição festiva tradicional espanhola.

Suíça

Não há refeição tradicional de Natal na Suíça. No passado, o período natalicio era dividido entre o jejum do Advento e a celebração do Natal. Muitos pratos de carne eram utilizados, variando de região para região. "Fondue Chinoise"ou fondue chinês é uma das refeições de Natal mais populares.