O nosso guia para cozinhar arroz perfeito
13. outubro 2025

Como cozinhar arroz de grão curto
O arroz para arroz-doce, o arroz para risoto (arborio ou carnaroli) e o arroz para paella (bomba) não devem ser cozidos sozinhos. Em vez disso, são cozinhados juntamente com os outros ingredientes para que absorvam o seu sabor. O seu amido é essencial para criar uma consistência cremosa, por isso nunca lave estas variedades antes de cozinhar. Para o risoto, o arroz é mexido continuamente enquanto cozinha para libertar ainda mais amido.
Arroz de grão curto – o método japonês
A culinária japonesa normalmente utiliza variedades de arroz de grão curto, como Koshihikari ou Sasanishiki. A preparação segue um ritual cuidadoso que confere ao arroz a sua textura caraterística brilhante, pegajosa e macia. Eis como:
Coloque o arroz numa tigela e cubra com água fria. Mexa rapidamente com a mão e, em seguida, escorra a água imediatamente — a primeira água fica turva, pois contém muito amido. Esfregue suavemente o arroz com a palma da mão; não amasse, mas "massaje" levemente. Repita 3 a 5 vezes até que a água fique quase transparente. Pode ainda parecer ligeiramente leitosa, mas não completamente transparente.
O arroz pode ser preparado usando o método japonês numa máquina de cozinhar arroz. Importante: após a cozedura, deixe repousar durante 10 a 15 minutos sem abrir a tampa. Isto permite que o vapor circule uniformemente. Em alternativa, cozinhe-o numa panela. Adicione o arroz à água e deixe ferver em lume médio. Quando ouvir borbulhar, reduza o lume para baixo e deixe cozinhar durante cerca de 12 minutos, mantendo a tampa fechada. Em seguida, desligue o lume e deixe o arroz cozinhar no vapor durante mais 10 a 15 minutos, novamente sem levantar a tampa.
O arroz de grão curto é perfeito para fazer onigiri.
Como cozinhar arroz de sushi
O arroz japonês para sushi também é um tipo de arroz redondo de grão curto, mas as regras aqui são diferentes. Primeiro, deve ser bem lavado e depois deixado de molho antes de ser cozido, para que os grãos inchem e desenvolvam a textura pegajosa desejada. A maior diferença está no tempero: após a cozedura, o arroz para sushi é temperado com uma mistura de vinagre de arroz, açúcar e sal para criar o seu sabor e textura específicos para sushi. Conheça a nossa receita de como cozinhar arroz para sushi, que utiliza o nosso tempero especial de vinagre de arroz para sushi.
Agora que já aperfeiçoou o arroz para sushi, está na hora de tentar fazer o seu próprio sushi caseiro delicioso ou sushi vegan!
A propósito, além dos recheios tradicionais, também pode experimentar sushi com frutas frescas, como maçã, dióspiro, manga verde ou kiwi, e alimentos enlatados, como atum ou milho.

Cozinhar arroz de grão longo
O arroz de grão longo, como o basmati ou o jasmim, deve ser lavado primeiro para remover o amido e, em seguida, é melhor cozinhá-lo usando o método de absorção, que é a forma preferida na Ásia. Basta seguir estes cinco passos fáceis:
- Meça o arroz na chávena que está a usar e nivele a parte superior. Despeje cada porção numa peneira ou coador. Se estiver a pesar o arroz, despeje uma porção de 75 g num jarro e anote o volume.
- Lave bem o arroz em água fria até que a água saia limpa.
- Coloque o arroz lavado numa panela juntamente com o sal, se for usar. Adicione água numa proporção de duas partes de água para uma parte de arroz, medida no mesmo copo. Por exemplo, uma porção de arroz precisa de dois copos de água, duas porções precisam de quatro copos e assim por diante. Se estiver a pesar, use 150 ml de água para cada 75 g de arroz. Para poupar tempo, pode usar água a ferver da chaleira.
- Coloque a panela a ferver em lume alto e, em seguida, agite uma vez para que os grãos fiquem uniformemente espalhados.
- Cubra com uma tampa, reduza o lume para o mínimo e cozinhe por 10 minutos.
Após os 10 minutos, toda a água já deve ter sido absorvida. Prove alguns grãos para verificar. Se o arroz precisar de mais tempo, tape novamente e cozinhe por mais alguns minutos, depois teste mais uma vez. Desligue o lume e solte o arroz com um garfo. Para obter uma melhor textura, cubra a panela com um pano de cozinha limpo durante 5 minutos para absorver qualquer água residual e, em seguida, solte o arroz novamente — os grãos ficarão mais leves e bem separados.
Dica: nunca mexa o arroz de grão longo enquanto estiver a ferver, uma vez que isso liberta amido e deixa-o pegajoso.
Arroz integral ou vermelho
O arroz integral ou vermelho, como o Camargue, demora mais tempo a cozinhar e necessita de mais água. Utilize cerca de uma vez e um quarto da quantidade de água indicada no método acima para arroz de grão longo. Deixar o arroz de molho durante pelo menos 30 minutos ajuda a reduzir o tempo de cozedura.
Arroz integral ou vermelho
O arroz integral ou vermelho, como o Camargue, demora mais tempo a cozinhar e necessita de mais água. Utilize cerca de uma vez e um quarto da quantidade de água indicada no método acima para arroz de grão longo. Deixar o arroz de molho durante pelo menos 30 minutos ajuda a reduzir o tempo de cozedura.
Quanto tempo demora o arroz a cozer?
O tempo de cozedura depende do tipo de arroz e do método utilizado. Em geral, varia entre 15 e 50 minutos. O arroz branco costuma cozinhar mais rápido, em cerca de 15 a 20 minutos. O arroz integral leva de 40 a 50 minutos. O arroz pré-cozido precisa apenas de cerca de 20 minutos.
Como resolver problemas com o arroz:
- Arroz muito duro: Não tem água suficiente ou não cozinhou tempo suficiente. Adicione mais água a ferver e cozinhe por mais alguns minutos.
- Fundo queimado: O lume estava muito alto durante a fervura.
- Água absorvida completamente: Não tem água suficiente - adicione um pouco mais de água a ferver e cozinhe por mais 2-3 minutos.
- Arroz pegajoso: Tem água a mais ou não foi bem lavado.
As melhores receitas para sobras de arroz
Tem sobras de arroz cozido? Não o deite fora. Arrefeça-o rapidamente, espalhando-o num tabuleiro. Em seguida, coloque-o num recipiente com tampa, guarde-o no frigorífico e utilize-o num máximo de 2 a 3 dias.
Existem muitas formas saborosas de utilizar as sobras de arroz…
Experimente arroz frito com ovos e vegetais picantes, ou um classico como o nasi goreng.
Prefere um snack? E que tal um yaki onigiri com miso e queijo? Ou experimente o nosso arroz de pato de fusão.
Também pode congelar porções de arroz acabado de cozinhar (totalmente arrefecido, como acima) em sacos para congelador durante o máximo de um mês. Reaqueça o arroz no micro-ondas para acompanhar chili con carne ou caril.
Como pode ver, as sobras de arroz podem ser deliciosas. E lembre-se de que o Molho de Soja 100% puro da Kikkoman é o tempero perfeito para arroz acabado de cozinhar ou para sobras de arroz.


















![[Translate to Portugiesisch:] [Translate to Portugiesisch:]](https://www.kikkoman.pt/fileadmin/_processed_/1/0/csm_1089-recipe-page-Roasted-Turkey_mobile_624c3fe100.webp)
![[Translate to Portugiesisch:] [Translate to Portugiesisch:]](https://www.kikkoman.pt/fileadmin/_processed_/c/5/csm_MainDishes_recipe-collection_desktop_2x_ef5962097e.webp)
![[Translate to Portugiesisch:] [Translate to Portugiesisch:]](https://www.kikkoman.pt/fileadmin/_processed_/c/d/csm_1039-recipe-page-Easy-Carrot-soup_mobile_7366116d92.webp)
![[Translate to Portugiesisch:] [Translate to Portugiesisch:]](https://www.kikkoman.pt/fileadmin/_processed_/b/e/csm_1101-recipe-page-Authentic-Japanese-soy-sauce-ramen_mobile_6bf05afcae.webp)
![[Translate to Portugiesisch:] [Translate to Portugiesisch:]](https://www.kikkoman.pt/fileadmin/_processed_/e/b/csm_918-recipe-page-pumpkin-hummus_mobile_d372eb934b.webp)