Pequeno-almoço com Kikkoman

10. April 2023

O prazer da diversidade culinária

O aroma reconfortante do café acabado de fazer que adoça a nossa manhã, o pão quente e fofo acabado de sair do forno e o mel delicioso, vindo diretamente do jardim das nossas colmeias, um cenário que nos leva a começar o dia com um sorriso. Isto, ou algo similar, é típico de um lar germânico. Noutros países europeus, no entanto, pode ser completamente diferente. Na Grã-Bretanha, por exemplo, a tradição é acompanhar cada pequeno-almoço farto com muito chá, enquanto que na Itália se serve pastelaria e expresso. Se olharmos para países longínquos como o Japão, descobrimos que o peixe e o arroz são servidos ao pequeno-almoço, o que provavelmente é difícil de imaginar para a maioria de nós. Mas todas as nossas culturas têm uma coisa em comum: o amor pela indulgência!

O que consideramos certo hoje tinha um significado muito diferente há um século atrás. A comida, em geral, servia o objetivo de satisfazer a fome. O conceito de 'cozinha nacional' tinha acabado de emergir e estes pratos nacionais da era moderna apenas eram acessíveis aos cidadãos das classes superiores. Havia várias razões para isso, um delas era a falta de opções, mas também dificilmente era acessível ao cidadão normal comprar ingredientes extravagantes. A cultura do pequeno-almoço na Europa era mantida extremamente prática. Por exemplo, na Alemanha a sopa de leite ou o pão eram o pequeno-almoço comum, e muitas vezes funcionavam como as restantes refeições do dia. A dieta na Europa era normalmente muito baseada nas normas medievais e existia pequena diferença significativa entre a população mais pobre, constituída pela maioria das pessoas. Como na maioria dos países, pastelaria como o pão eram comuns em França. No entanto, as pessoas aí iniciavam o dia com um caldo quente de frango ou legumes. Na Noruega, o clima frio e severo significava que não podia simplesmente haver muita variedade. No entanto, era importante para os noruegueses que as crianças estivessem bem nutridas apesar das circunstâncias difíceis. Por isso os adultos gostavam de alimentos simples, enquanto que as crianças consumiam o chamado pequeno-almoço Oslo nas escolas. Este consistia em pão integral com margarina, uma fatia de queijo, um copo de leite e metade de uma maçã e metade de uma laranja. A Grã-Bretanha, por outro lado, que era então conhecida e ainda é hoje pelo seu farto pequeno-almoço britânico, era também considerada pela sua fascinante cultura alimentar. Devido ao seu extenso poder colonial, os britânicos eram os únicos com acesso a ingredientes exóticos e especiarias invulgares. Hoje, no entanto, na Europa geralmente conseguimos obter a maioria dos ingredientes especiais para experimentarmos combinações fantásticas! Não temos que nos limitar, podemos adotar pratos de diferentes culturas ou mesmo reinventá-los e criar alternativas.

Desde a digitalização que as nossas possibilidades têm evoluído cada vez mais rapidamente; de forma mais extrema e diversificada do que nunca! Os limites das tradições estão a esbater-se, especialmente para as gerações mais novas. Os meios sociais ajudam a orientar todos os aspetos das nossas vidas diárias. O poder dos bloggers e influencers de comida é enorme, todos os dias descobrimos novas ideias. De diferentes formas de comer, a refeições inspiradas em celebrações, a comida desempenha mais do que nunca um papel mais importante no nosso bem-estar.

Por isso o pequeno-almoço, como primeira refeição do dia, é absolutamente vital para a maioria.

Não o celebrar, com todas as opções disponíveis para nós hoje, seria vergonhoso, ou não? Os pequenos-almoços tradicionais ainda têm lugar, mas cada vez mais pessoas querem experimentar algo novo. Querem mais. Mais variedade. Mais experiência. Simplesmente: mais.

Por isso, que melhor forma de satisfazer o nosso desejo de algo um pouco diferente do que com o nosso molho de soja? A versatilidade é a nossa paixão, por isso criámos alguma receitas novas e entusiasmantes para que possa adicionar uns toques deliciosos ao seu pequeno-almoço! Uma tendência popular é o brunch! Por isso, porque não combinar as novas receitas com um brunch em casa, com família ou amigos?

Não perca nada saboroso!

Inscreva-se e descubra inspirações deliciosas regularmente!
Não preencheu todos os campos necessários

Gostaria de receber atualizações por email sobre ofertas e informações sobre produtos. Cancele a subscrição a qualquer altura, gratuitamente.