Volta ao Mundo em Culinária – Inspiração Tex-Mex

22. August 2023

Quem já visitou o Texas sabe o quanto os texanos são entusiastas pela sua cozinha Tex Mex! O que era inicialmente o nome original da linha ferroviária entre o Texas e o México rapidamente se transformou num termo culinário – muitas práticas da culinária texanas são inspiradas na cozinha mexicana. Com o tempo, desenvolveu-se uma cultura culinária própria, uma cozinha de fusão que, hoje em dia, pode ser encontrada em muitas representações culturais de todo o mundo.

Mas o que é realmente, o Tex Mex típico e de que forma se distingue da cozinha mexicana? Não nos limitámos a recolher inspiração para novas receitas em estilo europeu, também fomos espreitar os bastidores. Especialmente curioso: muitos restaurantes mexicanos também servem Tex Mex, mesmo na América! Isto demonstra como as fronteiras se esbateram ao longo do tempo. Além disso, o Tex Mex tornou-se um estilo de cozinha popular e versátil e já deixou de ser associado apenas à cozinha das classes trabalhadoras.

O que associa ao termo Tex Mex? Quem pensou imediatamente em nachos, enchiladas ou quesadillas, acertou em cheio! O Tex Mex distingue-se, sobretudo, pelos ingredientes. Por exemplo, o milho doce e o queijo amarelo são especialmente típicos, enquanto que no México se podem encontrar pequenas espigas de milho e queijo branco. A carne de vaca pode ser encontrada com mais frequência no Tex-Mex, enquanto o frango vem em primeiro lugar entre os mexicanos. O facto de muitos pratos terem o mesmo nome mas ingredientes diferentes foi influenciado pelos novos colonos, entre outros, que se estabeleceram no Texas há mais de 200 anos e levaram consigo alimentos europeus mais suaves. A cozinha mexicana milenar é bastante mais picante e não indicada para línguas sensíveis! Aliás, esta também sofreu a influência de diferentes culturas de todo o mundo. Interessante, não é verdade?

Caso goste de Tex Mex tanto como nós, tem de experimentar as nossas novas receitas!

Inspirámo-nos para desenvolver ideias que unem o Tex Mex a ingredientes que podemos encontrar em todo o lado. Além disso, a preparação é rápida e simples, o que as torna o petisco ideal para a sua próxima festa.

Seja com Ponzu, Teriyaki, Kimchi ou o nosso molho de soja clássico, mostramos-lhe como dar aquele toque extra aos seus pratos Tex Mex com os nossos molhos. Divirta-se!

Não perca nada saboroso!

Inscreva-se e descubra inspirações deliciosas regularmente!
Não preencheu todos os campos necessários

Gostaria de receber atualizações por email sobre ofertas e informações sobre produtos. Cancele a subscrição a qualquer altura, gratuitamente.