As nossas receitas de massa folhada são versáteis em todos os sentidos!
17. Oktober 2024
Filo, massa filo, yufka - a massa folhada tem muitos nomes
Os historiadores remontam as origens culinárias da massa folhada à região mediterrânica do Egipto. Chegou a França pelo sul, onde esta iguaria arejada e amanteigada se tornou num elemento básico da pastelaria requintada. Mas a massa folhada também é imbatível em pratos mais salgados. Na cozinha turca, conhecemo-la como yufka, para börek e pratos semelhantes. Os britânicos, que também gostam de doces, criam os pratos mais fantásticos com ela e chamam-lhe “puff pastry” porque a massa incha (ou, em inglês, "puffs") lindamente quando cozinhada. E em todo o mundo, a sua leveza é apreciada como massa filo. Como vê, muitos nomes, mas uma delícia!
Leve e fofa sem fermento - como fazer massa folhada
Antes de poder saborear esta delícia, é necessário um pouco de esforço na cozinha. A massa folhada é feita com os ingredientes básicos de farinha de trigo, sal e água. Depois de amassada, começa o verdadeiro trabalho: estender a massa e cobri-la com manteiga fria ou óleo. A massa é então dobrada e estendida repetidamente, um processo conhecido como “touring”. Quanto mais voltas se fizer, mais folhada fica a massa quando cozinhada. No final, uma boa massa folhada é composta por cerca de 140 camadas! Graças a todo o amor e cuidado que se dedicam à massa, não é necessário qualquer fermento.
Rápido e fácil, a partir do frigorífico do supermercado
Uma vez que a massa folhada caseira requer tanto tempo e esforço, é perfeitamente aceitável utilizar produtos prontos. Pode escolher entre massa fresca ou congelada. Ambas funcionam igualmente bem se seguir algumas regras simples. Uma delas é temperar corretamente a massa. Esta deve ser retirada do frigorífico atempadamente e, idealmente, deve estar à temperatura ambiente. A massa congelada também deve ser deixada a descongelar lenta e completamente antes de ser trabalhada. Só assim é que a massa fica realmente leve e arejada!
Não a amasse!
Para que a massa folhada cresça corretamente, evite amassá-la. Se precisar de pedaços maiores, pode sobrepor folhas individuais o mais próximo possível dos bordos e pressioná-las suavemente. E utilize sempre uma faca afiada para criar bordos limpos ao moldar a massa.
Um forno quente para os melhores resultados
Existem também algumas dicas profissionais para a cozedura que garantem resultados perfeitos. O forno tem de estar quente! Entre 200 ˚C e 220 ˚C é o ideal. O pré-aquecimento é obrigatório! O calor superior e inferior ou o ventilador são igualmente bons; basta seguir o que a receita recomenda. E faça o que fizer, não pique a massa com um garfo se quiser que ela cresça - a massa não gosta nada disso. Antes de cozer, pode pincelar a massa com ovo, leite, açúcar ou manteiga. Se estiver a cozinhar ou a cozer com massa folhada vegan, também pode utilizar água ou leite vegetal para a cobrir.
Ideias deliciosas de massa folhada
Já está com vontade de comer esta delícia culinária leve e arejada? Aqui estão algumas ideias criativas que pode inventar com esta deliciosa massa. Mas, claro, o único limite é a sua imaginação!
Tartes doces:
- Tarte com caramelo salgado
- Tarte Tatin ou tarte de limão (sem massa quebrada, para variar)
- Tarte de chocolate
- Tarte de maçã
- Tarte de abóbora
Quiches e tartes salgadas:
- Quiche Lorraine
- Quiche de legumes
- Quiche de salmão
- Tarte de cebola
- Tarte de castanhas e cogumelos
Strudels:
- Strudel de lentilhas francesas
- Strudel de maçã doce
Tipo Wellington:
- Wellington de vaca clássico
- Wellington de cogumelos
- Wellington de peixe
Para petiscar:
- Chamuças
- Pãezinhos de pizza
- Palitos de festa
- Folhados de salsicha