Legumes: os superpoderes da sua cozinha

23. Februar 2024

Descubra a maravilhosa variedade das leguminosas—uma excelente base para refeições nutritivas!

Coloridos, saudáveis, deliciosos

Tudo menos aborrecidos!

Quer sejam consumidas cruas, cozinhadas, moídas em farinha ou transformadas em massa, as leguminosas são um alimento fundamental em muitas culturas e um ingrediente chave em pratos vegetarianos e veganos. Podem ser encontradas em guisados, saladas, pastas, caris e muito mais! Vamos mostrar-lhe as maravilhas escondidas nestes superalimentos e como utilizá-los para fazer magia na sua cozinha.

Variedade internacional

Qual é a verdadeira origem das leguminosas? São originárias de diferentes partes do mundo, incluindo o Mediterrâneo, o Médio Oriente, a América do Sul e a Ásia. De facto, as leguminosas são das plantas cultivadas mais antigas que a humanidade conhece! Existem muitas variedades, cada uma com um sabor completamente diferente. Esta diversidade inclui ervilhas verdes e amarelas, feijões frade, brancos, pretos e feijões vermelhos, e lentilhas castanhas, verdes, vermelhas ou pretas. Por outro lado, o grão-de-bico, apesar de se apresentar apenas como grão-de-bico, destaca-se pela sua simplicidade e versatilidade. A nossa leguminosa preferida é, naturalmente, a soja. E depois há o feijão-mungo, um ingrediente comum nos dals indianos. 

Facto curioso: do ponto de vista botânico, os amendoins também pertencem à família das leguminosas!

Saudável e vegetariano com leguminosas

O que faz das leguminosas um superalimento? São ricas em proteínas de origem vegetal e um ótimo substituto para as proteínas animais em pratos vegetarianos e veganos. Também fornecem muita fibra, vitaminas (especialmente vitaminas B) e minerais como o ferro e o magnésio. O seu baixo teor de gordura torna-as ideais para uma refeição saudável e saborosa, uma vez que também fornecem muitos hidratos de carbono complexos, o que as torna num alimento completo para uma nutrição equilibrada! 

As leguminosas oferecem uma alternativa valiosa e versátil para pratos salgados e doces, por boas razões. O feijão preto, por exemplo, é uma opção saudável para os brownies porque fornece humidade e é uma fonte de proteínas. O grão-de-bico também pode desempenhar um papel importante em pratos doces: a água de grão-de-bico (aquafaba) é um excelente substituto do ovo na pastelaria. As lentilhas são frequentemente utilizadas como substituto da carne no molho bolonhesa ou em hambúrgueres vegetarianos. Em alternativa, os produtos de soja, como o tofu e o tempeh, são perfeitos para marinar no nosso molho de soja Kikkoman. Quem é que poderia imaginar que as leguminosas eram tão versáteis?

Está com fome?

Aqui estão algumas ideias inspiradoras com leguminosas para utilizar nos seus pratos:

Fazer húmus em casa não é apenas fácil, mas também mais barato e muito mais saboroso! Puré de grão-de-bico com alho, tahini e limão - tão simples e tão bom. Acrescente uma pitada de molho de soja Kikkoman e o seu húmus será imbatível! Outro prato que toda a gente conhece: chilli con carne, feijão num molho de tomate picante com carne picada. Para os vegetarianos, existe também a versão vegetariana chilli sin carne, que é igualmente deliciosa! Uma sopa clássica com ervilhas verdes não só é saudável como também costuma ser rápida de preparar. E se gosta de cozinha picante, não pode deixar de experimentar um caril indiano com feijão mungo, também conhecido como mung dal. Mas não é tudo: sabia que o falafel é feito de leguminosas? O puré de grão-de-bico é a base destas deliciosas bolinhas fritas. 

Como vê, as leguminosas oferecem um mundo de possibilidades culinárias. Se já está com água na boca só de pensar nisso, porque não experimentar as nossas receitas com leguminosas e dizer-nos o que achou? Um pouco de molho de soja dá um toque especial ao sabor!

Não perca nada saboroso!

Inscreva-se e descubra inspirações deliciosas regularmente!
Não preencheu todos os campos necessários

Gostaria de receber atualizações por email sobre ofertas e informações sobre produtos. Cancele a subscrição a qualquer altura, gratuitamente.