As nossas receitas de maionese: o molho perfeito para jantares, lanches e festas!
02. julho 2024
![[Translate to Portugiesisch:] [Translate to Portugiesisch:]](https://www.kikkoman.pt/fileadmin/_processed_/1/4/csm_Pineapple_mayonnaise_with_Salmon_tacos_1124b1eaac.webp)
Uma receita, duas teorias
A ortografia revela-o: a maionese (mayonnaiseno francês) é originária de França. Existem várias explicações para a origem do nome e da própria receita. A mais popular: para celebrar a conquista da cidade portuária de Mahón, em Menorca, em 1756, e a subsequente vitória sobre os ingleses, um chefe de cozinha terá criado o "Sauce Mahonnaise" - o "Molho de Mahón". Como a maionese é batida, outra teoria sugere que o nome deriva da palavra francesa "mailler", que significa "bater". Seja como for, com um molho Kikkoman à mistura, os nossos molhos de maionese são imbatíveis!
Adorada no mundo inteiro
A maionese, em todas as suas formas, está presente nas bocas de todos os cinco continentes. Em África, até está em muitas cabeças, pois a "maionese para cabelo" é muito popular como condicionador devido à sua mistura nutritiva de óleo e proteínas. E, surpreendentemente, a maionese é também um ingrediente chave na cozinha japonesa, apesar de só ter chegado ao país em 1925. Desde então, a maionese japonesa tem vindo a tornar-se cada vez mais popular, melhorando muitos clássicos da comida de rua. Veja a nossa receita de maionese de manga com bolas de sushi fritas!
Versátil na cozinha
Como já foi referido, toda a gente conhece a maionese com batatas fritas, mas a maionese é muito mais versátil do que seria de esperar. Isto deve-se, em parte, ao facto de a maionese pertencer aos cinco chamados "molhos básicos". E, sendo o único molho frio, constitui a base para inúmeras variações. Estas incluem muitos molhos para saladas, é claro, mas também molhos para enriquecer pratos quentes. Uma das suas principais utilizações é como um molho para mergulhar. As possibilidades são quase infinitas. O nosso molho de ananás e maionese com tacos de salmão mostra como a maionese pode ser um valioso veículo de sabor para delícias frutadas!
Vegan? Sem problemas!
A maionese vegan está na moda há já algum tempo! A principal diferença é, naturalmente, a ausência de produtos de origem animal: as maioneses veganas são puramente à base de plantas e não contêm ovo. Este é frequentemente substituído por água de grão-de-bico ou proteína de soja. Os restantes ingredientes mantêm-se inalterados. Uma dica para os adeptos sensíveis à lactose: as maioneses magras produzidas comercialmente podem por vezes conter proteínas do leite, mas as variedades vegan são 100% isentas de lactose. Quer seja vegan ou tradicional, os ingredientes frescos de alta qualidade são fundamentais. Por isso, o nosso conselho: faça-o você mesmo! É muito fácil e permite-lhe criar uma maionese exatamente como gosta. E se é flexitariano e não se importa com ovos, experimente a nossa maionese poke com abacate e ovo!
O melhor de tudo: faça-a você mesmo!
Cozinhar é divertido, e quanto mais ingredientes caseiros utilizar, mais orgulhoso pode ficar das suas criações culinárias. Quer seja a nossa maionese de tahini com barquinhos de pepino recheados ou a maionese para tacos com nachos de feijão cozido, pode preparar a maionese de que precisa num instante, em vez de a comprar. Para a receita básica, vai precisar de 1 ovo fresco e 1 colher de chá de mostarda, ambos à temperatura ambiente. Adicione 1 colher de sopa de vinagre de vinho branco, 1 colher de chá de açúcar e 200 ml de óleo de colza. Misture todos os ingredientes até obter uma mistura cremosa com uma varinha mágica e tempere com sal e pimenta a gosto. Não hesite em experimentar as quantidades e os ingredientes. Mime-se com mais variedade de maionese!