Molho de soja ao pequeno-almoço? Porque não?

22. März 2024

Quer seja um madrugador ou um resmungão matinal - muitas pessoas adoram o pequeno-almoço. Para alguns, é um começo de dia indispensável; para outros, pode ser rápido.Alguns gostam dele salgado, outros doce. Pode ser quente ou frio, simples ou extravagante. As possibilidades são quase infinitas.

Então, em que posição é que se encontra? Está apaixonado pelos pequenos-almoços tradicionais ou gostaria de os redescobrir com ideias únicas e saudáveis? Se sim, deixe que a Kikkoman o inspire!

Variedade colorida para o pequeno-almoço

Nestes tempos acelerados, embora a primeira refeição do dia possa ter perdido o seu significado para alguns, a variedade de opções tem aumentado constantemente. As influências de todo o mundo, as ofertas de brunch nos cafés e as tendências alimentares desempenham um papel importante. No entanto, mais do que qualquer outra coisa, a regra parece ser: porquê contentar-se com o vulgar quando se trata de pequeno-almoço? Quer se trate de um prato tradicional ou de algo mais personalizado, o mais importante é mantê-lo interessante.

Quem der uma espreitadela para lá do seu próprio quintal encontrará um mundo de sabores sem fim à espera de serem descobertos. No Brasil, é popular começar o dia com bolo e fruta, enquanto em França é tradição mergulhar os croissants no café com leite; em Inglaterra, impera o bacon, as salsichas, o feijão e os ovos estrelados; e na Costa Rica, o feijão é misturado com arroz. No Japão, o pequeno-almoço favorito inclui sopa de miso, arroz, legumes em conserva, ovos crus ou pratos de ovos e peixe grelhado. E, como se pode imaginar, o molho de soja também desempenha um papel importante na melhoria da experiência. Já está a sentir fome? Aqui estão algumas sugestões de pequeno-almoço fora do comum:

Apetece-lhe algo doce com os superalimentos cacau e framboesas? Então recomendamos esta tentadora sobremesa de arroz: Arroz doce de chocolate com molho de framboesa.

Que tal substituir os ovos mexidos por tofu como opção de pequeno-almoço vegan? Esta torrada crocante e cheia de sabor vai deixá-lo a querer mais: Torrada com ovos mexidos de tofu

Para um pequeno-almoço asiático para levar, experimente esta deliciosa iguaria: baos recheados com legumes e cogumelos.

Perfeito para um brunch de domingo, panquecas salgadas com mozzarella cremosa e presunto fumado: panquecas Dutch Baby com burrata e prosciutto

Comece o seu dia com um boost de energia

Para muitos nutricionistas, o pequeno-almoço é a refeição mais importante do dia. Historicamente, era certamente esse o caso, porque o trabalho físico exigia muita energia de manhã. Mas mesmo para um dia no escritório, um pequeno-almoço saudável fornece nutrientes essenciais e aumenta o desempenho e a concentração. Além disso, o metabolismo está mais ativo entre as 6 e as 9 horas da manhã. É por isso que é aconselhável comer alimentos de qualidade durante este período para começar bem o dia.

O que é um bom pequeno-almoço?

Se o seu objetivo é ter uma dieta tão nutritiva e diversificada quanto possível, a primeira refeição do dia é uma excelente forma de o conseguir sem esforço e de forma agradável.

O pão integral, por exemplo, mantém-nos saciados durante mais tempo e contém mais nutrientes do que os produtos de farinha branca. Os produtos com baixo teor de gordura e ricos em proteínas, como o iogurte, o queijo creme, o queijo fresco, o queijo e os ovos, também são adequados. Que tal uma omeleta com queijo feta, couve e cogumelos? Delicadamente temperada com molho de soja Kikkoman, claro. 

Os apreciadores de muesli ou de papas de aveia também podem incorporar aqui muitas coisas boas. Tanto os flocos de aveia como a fruta fresca contêm minerais e vitaminas importantes. Os frutos secos e os cereais sem sal são uma óptima fonte de gorduras saudáveis, enquanto as cascas de psílio e as sementes de linhaça fornecem fibras. E não esqueçamos os superalimentos como o painço, os mirtilos, as bagas goji e o cacau. Uma ideia criativa para um pequeno-almoço reconfortante e quente é esta papa de painço com leite de coco e bananas. Já agora, o melhor é começar o dia com um copo de água morna e só depois beber chá ou café.

Dicas para um pequeno-almoço saudável no dia a dia

Claro que, para além de saudável, o pequeno-almoço também deve ser delicioso e fácil de integrar na sua rotina diária. Que tal reunir as suas receitas favoritas e criar o seu próprio livro de receitas para o pequeno-almoço? Isto ajuda a planear a semana, a fazer as compras com antecedência e a tomar um pequeno-almoço equilibrado, em vez de comprar apressadamente um bolo na pastelaria ou de recorrer a snacks pouco saudáveis ao final da manhã. Sempre que possível, tome o pequeno-almoço com calma. Quanto mais devagar comer, mais depressa se sentirá saciado. Além disso, o prazer é maior e terá um início de dia mais descontraído.

Uma vez que as misturas de muesli pré-fabricadas têm frequentemente um elevado teor de açúcar, faz sentido preparar o seu próprio muesli. A doçura desejada pode ser facilmente conseguida com mel, xarope de ácer ou frutos secos. Os crumbles de fruta de cereais integrais são também uma tentação estaladiça e deliciosa! 

Depois de todas estas inspirações, desejamos-lhe um bom começo de dia e muitas experiências divertidas!

Não perca nada saboroso!

Inscreva-se e descubra inspirações deliciosas regularmente!
Não preencheu todos os campos necessários

Gostaria de receber atualizações por email sobre ofertas e informações sobre produtos. Cancele a subscrição a qualquer altura, gratuitamente.