Variedades de couve interessantes e o que se pode fazer com elas
07. Oktober 2024
Saudáveis e versáteis: tudo o que precisa de saber sobre as couves
Muitos tipos de couve são vegetais autóctones que são cultivados regionalmente e estão disponíveis sazonalmente. Todos eles têm poucas calorias, são de baixo custo e fáceis de armazenar. Também contêm muitas vitaminas e minerais, bem como compostos amargos saudáveis. Enquanto a couve costumava ser considerada um legume típico de inverno, os brócolos e a couve-flor, por exemplo, são verdadeiros favoritos do verão. E a couve roxa ou branca está na época durante todo o ano.
Tipos de couve - tão diversos como as receitas
Alguns tipos de couve têm melhor sabor depois de cozinhados durante muito tempo, enquanto outros também são óptimos como vegetais crus na cozinha. Eis uma seleção das principais variedades de couve e das suas caraterísticas.
Couves-de-bruxelas
Uma couve de inverno clássica que só atinge a maturidade completa depois de ter sido exposta à geada. Foi cultivada pela primeira vez perto de Bruxelas, o que lhe valeu o nome de couve-de-bruxelas, e está na época entre o final de setembro e abril. Podem ser preparadas de forma tradicional como legume, assadas ou mesmo servidas como salada. A nossa dica: sirva-as assadas e ligeiramente caramelizadas no forno - assim, até os críticos das couves ficarão convencidos!
Couve-roxa
Na Alemanha, por exemplo, a couve-roxa é imediatamente associada a ganso e dumplings - uma especialidade de novembro, onde é a couve de inverno por excelência! Pertence às variedades de couve redonda e pode ser conservada no frigorífico até 3 semanas. É perfeita para cozinhar, com a combinação clássica de maçãs, por exemplo, e também pode ser congelada. Mas também é deliciosa como ingrediente cru refrescante em saladas ou crepes de papel de arroz no verão.
Couve branca
A couve branca é uma variedade típica do outono/inverno e pode ser conservada no frigorífico durante cerca de duas semanas. O seu rico conteúdo vitamínico torna-a ideal para os meses mais escuros do ano. O chucrute feito de couve branca é um clássico. Mas é igualmente boa em caçarolas com carne picada ou como um prato cremoso de couve com carne e batatas.
Couve coração de boi
Parente da couve branca, mas ligeiramente mais pequena e com um sabor mais delicado. O seu nome deve-se à sua forma caraterística. Para muitos, a couve coração de boi é mais fácil de digerir e rápida de preparar. Basta cortá-la grosseiramente e fritá-la num pouco de óleo - deliciosa! Mas também pode ser transformada em chucrute e serve como a base perfeita para uma salada de repolho.
Couve-lombarda
Uma variedade de couve que dura todo o ano. As suas folhas tipicamente enrugadas dão-lhe bastante sabor, mas deve ser bem lavada antes de ser cozinhada. É ideal para rolos de couve, como ingrediente de sopas ou mesmo como adição crocante e crua a saladas.
Brócolos
Parentes muito próximos da couve-flor, os brócolos estão na época de maio a novembro. Estão repletos de vitamina C e ácido fólico e mantêm-se frescos no frigorífico por até 4 dias. Assados no forno, são um acompanhamento perfeito para pratos asiáticos, bifes ou sopas. No Japão, existe uma variedade especial conhecida como bimi, que é um cruzamento entre a couve kai-lan e os brócolos.
Couve Kale
Ou se gosta - ou se deixa! Este clássico de inverno, originário do norte da Alemanha, tem até as suas próprias e famosas excursões de couve - excursões ao campo de outono que terminam com um prato de couve verde, como a famosa salsicha Pinkel com couve. O vegetal é muito robusto e precisa de ser cozinhado durante muito tempo. No entanto, esta couve é atualmente muito popular como ingrediente de batidos ou em batatas fritas assadas. Além disso, tem poucas calorias e está repleta de vitaminas!
Couve-flor
Um membro particularmente delicado da família das couves. De outubro a abril, a couve-flor de cor amanteigada a branca como a neve é um verdadeiro todo-o-terreno para qualquer cozinha. Quer seja cozida, ralada, escaldada ou cozinhada no forno, como salada ou como legume - pode ser preparada de formas quase infinitas. O seu irmão mais novo e verde é o romanesco, que é ainda mais delicado ao morder e tem um sabor ligeiro a frutos secos.
Couve chinesa
Botanicamente, esta couve é um cruzamento entre o nabo e o pak choi. Como o seu nome indica, é originária da Ásia. Só se tornou conhecida na Europa no século XX. Graças às suas excelentes qualidades de conservação, está em época de agosto a março. Quer seja cozinhada, frita ou crua, confere uma crocância deliciosa a qualquer prato. A couve chinesa é o principal ingrediente do prato coreano kimchi, atualmente muito popular.
Novas formas de cozinhar com couve
Os clássicos como a couve-roxa fina, o chucrute saboroso ou uma salada de couve branca fresca têm um sabor absolutamente delicioso, mas porque não explorar alguns novos lados culinários do vegetal? Talvez começar com uns maravilhosos pedaços de couve-flor estaladiços com um molho teriyaki picante. Um petisco vegan no seu melhor! Ou okonomiyaki - panquecas feitas de couve branca. As batatas fritas caseiras de couve são a última tendência em termos de snacks e podem ser preparadas num instante. Como pode ver, a couve tem muito mais para oferecer! Deixe-se inspirar pelas nossas ideias. Desfrute e bom apetite.