

Bolo de cenoura vegan com creme de caju
Um bolo de cenoura vegan com cobertura cremosa de caju, nozes pecãs crocantes e um calda de abóbora com especiarias com Molho de Soja Kikkoman — aconchegante, bem equilibrado e cheio de um sabor umami suave e intenso.
Ingredientes
Bolo:
Creme de caju:
Calda de soja e abóbora com especiarias:
E ainda:
Informação nutricional (por porção)
3.171 kJ / 758 kcalPreparação
Passo 1

1 colheres de sopa de sementes de linhaça em pó – 3 colheres de sopa de água – 80 g de farinha de espelta – 40 g de açúcar (vegan) – ½ colheres de chá de fermento em pó – ¼ colheres de chá de bicarbonato de sódio – ½ colheres de chá de canela – ¼ colheres de chá de gengibre – 1 pitada de noz-moscada – 100 g de cenoura bem ralada – ½ colheres de sopa Kikkoman Molho de Soja Fermentado Naturalmente – 30 ml de óleo de colza – 20 ml de leite de amêndoa – 20 g de passas
Misture a linhaça com a água, mexa e deixe repousar durante 10 minutos para engrossar. Numa tigela, misture a farinha, o açúcar, o fermento em pó, o bicarbonato de sódio, a canela, o gengibre e a noz-moscada. Noutra tigela, misture a cenoura, o Molho de Soja Kikkoman, o óleo, o leite de amêndoa e a mistura de linhaça humedecida. Junte o conteúdo das duas tigelas, adicione as passas e misture bem. Verta para uma forma forrada com papel vegetal e leve ao forno a 180 °C (calor superior e inferior) durante 30 minutos. Deixe arrefecer completamente.
Passo 2

60 g de cajus demolhados em água fria durante 6 horas – 40 ml de leite de amêndoa – 1 ½ colheres de sopa de xarope de ácer – 1 colheres de chá de sumo de limão
Escorra os cajus e coloque-os num liquidificador. Adicione o leite de amêndoa, o xarope de ácer e o sumo de limão. Bata em modo pulsar, raspando as laterais a meio do processo, até obter uma mistura homogénea e fofa. Leve ao frigorífico para arrefecer.
Passo 3

40 ml de água – 30 g de açúcar vegan – 40 g de puré de abóbora – ½ colheres de sopa Kikkoman Molho de Soja Fermentado Naturalmente – 1 colheres de chá de açúcar baunilhado – ¼ colheres de chá de canela – 1 pitada de gengibre – 1 pitada de noz-moscada – 2 cravinhos – 1 anis estrelado pequeno
Numa caçarola pequena, misture a água, o açúcar, o puré de abóbora, o Molho de Soja Kikkoman, o açúcar baunilhado, a canela, o gengibre, a noz-moscada, o cravinho e o anis estrelado. Cozinhe em lume brando durante cerca de 10 minutos, mexendo ocasionalmente, até a calda engrossar. Coe e deixe arrefecer.
Passo 4

½ colheres de chá de cacau em pó sem açúcar – 20 g de nozes pecãs
Espalhe o creme de caju sobre o bolo arrefecido, polvilhe com o cacau em pó, regue com a calda de abóbora com especiarias e decore com as nozes pecãs.
Dica
Pode substituir o Molho de Soja Kikkoman com Molho de Soja Kikkoman com Menos Sal ou com Molho de Soja Kikkoman Sem Glúten Tamari—ambos estes molhos são vegan.
Os cajus também podem ser mergulhados em água quente (80 °C) durante 40 minutos, mas mergulhá-los durante 4 a 6 horas (ou durante a noite) em água fria resulta numa textura mais leve e cremosa.
ID da Receita 1638
Receita em PDF
Descarregar PDFObrigado pelo seu feedback!
Diga-nos a sua opinião
Clique no número de estrelas que quer dar: quantas mais, melhor!
Descubra mais








![[Translate to Portugiesisch:] [Translate to Portugiesisch:]](https://www.kikkoman.pt/fileadmin/_processed_/6/2/csm_1578_Goddess_salad_with_napa_cabbage_and_spinach_Desktop_Header_7e5faea0fa.webp)










































![[Translate to Portugiesisch:] [Translate to Portugiesisch:]](https://www.kikkoman.pt/fileadmin/_processed_/8/6/csm_156-sweet-potato-steaks-on-colourful-vegetable-strips-with-avocado-cream_desktop_735ea128ca.webp)























